Devocional

#14 Por que importa entender que Ele nos amou primeiro?

Texto bíblico: Colosensses 1:15-18, Efésios 1:4-5

Autor: Jhonatan Lima, Rio de Janeiro – RJ – Membro da Igreja Batista da Freguesia (Ilha do Gov.), atuo com ensino no ministério infantil e escola bíblica dominical de jovens.

Devocional:

Atualmente não é incomum encontrar pessoas que enfrentam severos problemas de ordem psicológica, que afetam gravemente sua autoestima e sua visão de mundo. Como professor, tenho observado, alarmado, jovens cada vez mais novos, se mutilando, desenvolvendo quadros depressivos e quando os chamamos para uma conversa, geralmente descobrimos que um dos motivos é a falta de amor. Essa sensação de solidão e ao mesmo tempo de rapidez, essa pressa, que o mundo contemporâneo nos impõe (e muitas vezes agravadas pelas comparações que fazemos observando as redes sociais) aumentam a impressão de que “o outro está vivendo bem a vida e eu estou aqui” ou ainda de que “eu não tenho propósito, ninguém me ama” e a angústia toma conta de nós. 

No texto de Colossenses 1, o apóstolo Paulo faz uma defesa da primazia de Cristo sob todas as coisas, num contexto em que a igreja de Colosso estava sendo atacada por ensinamentos místicos/filosóficos, que afastavam os cristãos do Senhor (que é quem realmente importa) e os aproximavam de outras práticas. Paulo (que não chegou a visitar pessoalmente esta igreja) reage tecendo uma carta que nos convida a refletir sobre a importância da maturidade cristã como um objetivo, uma meta, um foco a ser alcançado (o que, na verdade importa), por meio de Cristo, que é perfeito.  Paulo afirma, então, que não cessou de orar pelos irmãos, por seu crescimento na verdade de Jesus.

Quando paramos para contemplar o sacrifício de Cristo na Cruz, quando entendemos que através dele somos filhos de Deus, que seu poder é ilimitado e que sua salvação nos “transportou por completo para o reino dos céus”, então podemos encontrar alívio para essa sensação de solidão. Entender que fomos escolhidos antes da fundação do mundo deve ser motivo de consolo e exemplo para nós. Entender que somos amados nesta magnitude nos leva ao amadurecimento cristão e permite que, como bons discípulos, amemos ao próximo de maneira semelhante.  

Oração: 

  • Tire um tempo para refletir no amor do Senhor e na sua manifestação em sua vida. Ore por aqueles que se encontram sofrendo por não se sentirem amados, ore para que nossa juventude se fortaleça no amor do Senhor e demonstre amor esse amor aos outros.

Sugestão de Música

Amor que Vence- Flavio Regis (https://youtu.be/zK6jwmfaNAo?si=fpkInbmPKrYFECdG

Eu na sua pele-Paulo Nazareth – ( https://youtu.be/WDvxMhLNKOI?si=_J3DMqo0_UHMXZBe )