Devocional

#15 A boa vontade de Deus

Texto bíblico: Romanos 12.2

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem‑se pela renovação da sua mente, para que vocês experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Autor: Davison Rodrigues Batista; Manaus/AM; membro da Segunda Igreja Batista de Manaus; aluno no Seminário Batista Amazônico Eurico Nelson; e Coordenador de Capacitação e Liderança da JUBAAM.

Devocional

Todos buscam analisar suas vidas de uma maneira ou de outra. Todo cristão já se perguntou em algum momento qual a vontade de Deus para sua vida. Chega um tempo na caminhada que você tem que ser honesto consigo mesmo, e dizer: “Ah, o que eu quero fazer com a minha vida? Para que eu fui criado? O que eu serei quando eu chegar lá? O que realmente importa para mim? No que eu quero gastar minhas energias?”. 

O fato é que muitas pessoas não medem esforços para descobrirem quais serão os seus objetivos a serem alcançados. Estamos sempre ocupados, seja na faculdade, academia, eventos, processos e coisas para nossos próprios interesses. Porém o salmista Davi abre seu coração a mais sublime busca da sua vida, e diz: “Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que eu possa habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar a sua orientação no Seu templo” (Sl. 27.4). Importante notar que ele resumiu tudo em uma coisa, reduzindo todas as coisas da sua vida para desejar mais do Senhor, e assim, fazer a vontade de Deus. 

Paulo nos ensina em sua carta em Romanos 12, verso 2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem‑se pela renovação da sua mente, para que vocês experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Com a mente renovada e transformada podemos então experimentar a vontade de Deus, que é sempre a melhor para nós. Esta, que é revelada a nós por meio das Escrituras, que dia após dia nos alimenta e nos dá condições de viver segundo esta perfeita vontade de Deus. 

Ela é boa, porque tudo que Ele faz é bom.

Ela é agradável, e isso não significa que não teremos problemas ou dificuldades. Veja Jó, que foi um exemplo de integridade, retidão e procurava sempre fazer a vontade de Deus. Apesar de tanto sofrimento, no final de seu livro reconhece que nenhum plano de Deus pode ser frustrado (Jó 42.2). Por mais que passemos por tempos difíceis, a vontade de Deus sempre nos traz um final agradável. 

A vontade de Deus é perfeita, sabendo que não pode ser mudada, ela já é suficiente sem precisar de qualquer melhora. Deus tem planos de fazer seu povo prosperar e não de lhes causar dano. Tem planos de dar esperança e um futuro (Jr 29.11). Como é bom repousar nessa promessa! 

Deus não muda, sua vontade é boa, agradável e perfeita, pois tudo que é bom vem d’Ele. Viver esta vontade de Deus é possível quando não vivemos em sintonia com o modelo do mundo, quando temos uma mente renovada, a mente de Cristo. Fazendo assim conheceremos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Você deseja experimentá-la em sua vida?

Oração

  • Ore para que a vontade de Deus seja sempre feita na sua vida.

Sugestão de música

A Boa Parte (Ao Vivo) | Fhop Music

https://youtu.be/dlGOiuxSzVw?si=PO9nQAeHzMEtKO0B