Devocional

#16 Semeando em fé

Texto bíblico: Hebreus 11:30-40

Autora: Vitória Barbosa, João Pessoa – PB. Membro da Igreja Batista Cidade Viva e Voluntária da Comunicação da Juventude Batista Brasileira

Devocional

Desse lado da eternidade, diversas são as narrativas de vida com as quais nos deparamos durante a caminhada cristã, tendo a oportunidade de travar encontros que nos marcam profundamente na jornada de fé e deixam espaço para a saudade de reencontrar muitos filhos de Deus espalhados pelo mundo. As histórias são diferentes, os contextos certamente distintos, mas sempre há e haverá algo em comum: nosso Cristo, a alegria de ser discípulo, o trabalho debaixo do sol da seara e a alegria de fazer parte daquilo que Cristo está fazendo, semeando e esperando com fé.

Ah… A fé! Meus caros irmãos, ela é uma marca desse chamado! O autor de Hebreus nos diz que sem ela é impossível agradar ao Senhor, pois quem dele se aproxima, deve estar certo de que ele existe e recompensa os que o buscam. A fé em resposta à voz de Deus não é exclusiva à nossa época, ela era há muito tempo com Raabe, Gideão, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e outros que pela fé, conquistaram reinos, praticaram justiça e receberam promessas, tendo a graça de desfrutar de algumas ainda em suas vidas terrenas.

Mas e quando nossa narrativa parece um tanto diferente dessas? E quando desanimamos por plantar e não vermos os frutos crescendo no tempo que esperamos? Diante disto, o mesmo autor nos diz que muitos outros irmãos receberam aprovação de seu testemunho de fé, mas não obtiveram a concretização da promessa em vida, a exemplo disso, Abraão e Moisés.

Teriam sido seus esforços em vão? Jamais! No Reino, diferentes servos plantam, regam e colhem, mas Deus dá o crescimento. A fé mantém viva a paz e esperança de que mesmo não vendo, tudo acontecerá no tempo certo. Cercados de tão grande nuvem de testemunhas, como servos, devemos nos ater com fé à certeza de que se continuarmos semeando algo para eternidade, como nos ordenou, nossos esforços aqui na terra como seus discípulos nunca serão em vão, pois ele mesmo se encarregará de terminar toda obra iniciada em nós, nos outros e no mundo. 

Oração

  • Que o Senhor renove a fé dos discípulos, para que perseverem na obra para a qual foram chamados, fixando seus olhos naquilo que realmente importa.

Sugestão de Música

O semeador (Ana Heloysa)