Devocional

#19 Passando tempo com o que realmente importa

Texto bíblico: Salmo 27:8

“A teu respeito diz o meu coração: Busque a minha face! A tua face, Senhor, buscarei”

Autor: Evily Menezes, Recife (PE). É membro da Igreja Batista Evangélica no Cordeiro e líder da juventude da Associação Caxangá

Devocional

O Salmo 27 foi escrito por Davi e é um cântico de confiança e louvor a Deus. Ele narra diversos cenários ruins, como ataques de inimigos e até de um exército, mas conclui que não há o que temer pois sabe que Deus está com ele. Tal consciência é algo básico na jornada cristã, contudo muitas vezes não praticada. Louvamos ao Deus conosco, sabemos da promessa de Sua presença até o fim dos tempos, de Sua onipresença e onisciência, porém deixamos que as situações cotidianas, o cansaço e qualquer inimigo da nossa paz nos façam esquecer disto. 

O mesmo Davi, no Salmo 92, diferencia bem aquele que não crê e o que crê. O ímpio não vê a realidade de quem Deus é (v. 6), mas o justificado declara: “Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade” (v. 1-2). É fácil que as horas do relógio afastem de nós a consciência de quem Cristo é, que os problemas, serviços e as diversões nos afastem do que realmente importa, presos no aqui e no agora. O pecado inicial ecoa nos fazendo achar que nós controlamos e somos senhores da nossa vida, senhores do nosso tempo. Qual o remédio? Davi clama, pede para não se esquecer, pede para ser ensinado (v. 11). Ele deseja morar na casa de Deus (v. 4), contemplar a beleza de quem o Senhor é, pois quando vier a adversidade, que pode cegá-lo, o Senhor lhe abrigará. Mesmo que sua mãe ou pai lhe abandonem, Deus o acolherá. 

O nosso coração deve palpitar “Busque a presença de Deus”, mas nossas atitudes precisam condizer com “Buscarei, pois, Senhor, a tua presença”. A vida que Cristo nos oferece é abundante. Como temos vivido? Que cada segundo nosso seja uma lembrança do Emanuel, criador não apenas em Gênesis, mas no agora. Fomos feitos para o louvor de Sua glória, e a graça e misericórdia de cada manhã são gratos lembretes de nossa pequenez, dependência, do cuidado, do amor imerecido, do pão dado não só a mim, mas a nós, e que Sua vontade é feita aqui, nos céus e deve ser dita aos outros, rumo a um tempo que não acaba, a uma realidade que é para além. Davi encerra o Salmo 27 com “Espere, pois, no Senhor” (v. 14b). O esperemos, aguardemos, Ele logo virá.

Oração

  • Para que a consciência de quem Deus é seja o palpitar do nosso coração e reflexo em nossas ações

 

Sugestão de Música

 Sejas meu universo (PG)