Devocional

#24 Perseverando até que Ele venha no que realmente importa

Texto bíblico: Romanos 5:3-5

Autor: Yasmine Souza, Líder de juventude da Igreja Batista Nova Jerusalém, Eunápolis/BA; Vice-presidente da Juventude Batista, Região Jequitinhonhense/BA.

Devocional

Sabe aquela situação em que você simplesmente se depara num estado em que não há mais nada que você possa fazer? Seja na área da saúde física, emocional ou profissional. No senso comum chegam a nos dizer: – “Agora só podemos entregar nas mãos de Deus!”. Parece que se todas as estratégias estiverem findadas e isso fosse “jogar a última cartada”. 

Se perguntarmos aos nossos pais ou avós como viviam em sua época de juventude, iremos identificar nitidamente o quanto hoje estamos vivendo numa era de pessoas automáticas. Então, seríamos “robôs”? Talvez seja um adjetivo desmedido. Porém, percebemos que vivemos um dia após o outro sem identificar quem somos, como estamos, o que fazemos e como fazermos – tudo isso num estado de vida automatizado. O grande risco é exatamente não saber lidar com os conflitos que surgem, com uma grande probabilidade de desistir no meio do caminho, não havendo estratégias para enfrentar diante das adversidades e simplesmente “jogarmos a toalha”.

A bíblia nos conta a história de um homem cuja vida era repleta de bençãos e prosperidade. O mesmo vivenciou uma série de tragédias: Perdeu seus filhos, toda sua riqueza e sua saúde ficou bastante comprometida. Seus amigos o julgaram, alegando que seu sofrimento era resultado de pecados ocultos. Apesar de todo conflito e até questionamentos, Jó confiou, permaneceu fiel mesmo perdendo tudo, Deus se revelou a ele e restaurou tudo o que havia perdido, honrando a sua perseverança (Jó 42:12-17). 

A história de Jó nos ensina que podemos ser fiéis a Deus e vivermos seus princípios e propósitos, porém, isso não nos isenta de passar pelo sofrimento. Como o próprio Jesus nos afirma em João 16:33: “[..] No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Essa verdade precisa estar viva dentro de nós, de forma que entendamos que as tribulações virão, porém, com Cristo, temos a paz que nenhuma “cartada” ou uma mega estratégia de nós mesmos pode trazer. 

Quando refletimos sobre o caminho da perseverança, identificamos que necessitamos reconhecer nossa dependência de Deus, sabendo que sem Ele não permaneceremos firmes. Precisamos estar em constante oração, exercitando a fé e buscando o entendimento através da palavra, que produz esperança em nós ao nos dar a certeza de que um dia Ele virá nos buscar para vivermos a paz eterna junto ao Pai. Que vivamos perseverantes até que Ele venha no que realmente importa!

Oração

  • Ore pedindo discernimento espiritual e aperfeiçoamento da fé, para que sigamos firmes na busca do que realmente importa.

Sugestão de Música

Esperança/Perder (João Manô; Marco Telles).  Link:<https://www.youtube.com/watch?v=e0lKGnQj200>