Devocional

#8 Ele Reconciliou Todas as Coisas

Texto bíblico: Colossenses 1:19-20

“Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

Autor: João Vicor Campos é jornalista e membro da Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu – RJ, atualmente fazendo parte dos ministérios de Comunicação, Jovens e Adolescentes. Além disso, também é voluntário da coordenadoria de Comunicação da JBB

 

Devocional

Como cristãos, precisamos lembrar que a obra de Jesus na cruz é o centro da nossa fé e a base da nossa reconciliação com Deus. Quando a Bíblia declara que Jesus reconciliou todas as coisas, ela está apontando para uma transformação profunda que abrange todas as áreas da criação.

Por exemplo, imagine uma situação de conflito irreconciliável entre amigos. A dor e a separação parecem insuperáveis, mas surge alguém disposto a sacrificar-se para restaurar essa amizade fadada. Essa pessoa investe tempo e esforço para reparar o relacionamento, trazendo paz e união onde havia ruptura. É exatamente isso que Jesus fez por nós, mas em uma escala infinitamente maior.

Onde havia desordem, Ele trouxe ordem. Onde havia ódio, Ele trouxe amor. E onde havia destruição, Ele trouxe cura. Por meio de Sua morte e ressurreição, Jesus trouxe paz entre nós e Deus. O pecado nos separou de nosso Criador, mas o sacrifício de Cristo na cruz pagou totalmente o preço dessa separação, oferecendo-nos uma nova vida através Dele.

E a melhor notícia é que essa reconciliação não é apenas uma esperança futura, mas uma realidade presente que devemos viver diariamente. Isso significa viver em paz, sabendo que somos amados, aceitos e perdoados por Deus, e refletir essa paz em nossos relacionamentos com os outros e com a criação. Isso mesmo, até com a criação.

A Bíblia nos ensina que o pecado não apenas corrompeu a relação entre Deus e os seres humanos, mas também afetou toda a criação. A natureza, originalmente criada para refletir a glória de Deus, sofreu as consequências do pecado humano. No entanto, através de Jesus, a criação começa a ser restaurada. Sabemos que a restauração completa da criação será consumada na vindoura volta de Cristo, quando novos céus e nova terra serão estabelecidos (Apocalipse 21:1). Mas essa esperança futura nos motiva a viver de maneira que reflita o reino de Deus aqui e agora, trabalhando para a conservação e restauração do meio ambiente, agindo como cuidadores da criação.

Da próxima vez que você se deparar com algo quebrado ou com uma situação que pareça irremediável em sua vida ou no mundo ao seu redor, lembre-se de que Jesus já providenciou e continua providenciando restauração e renovo. Aceite essa reconciliação e viva plenamente na nova vida que Ele nos deu. Amém.

Motivo de Oração:

Oremos para que Ele nos ajude a compreender cada vez mais a reconciliação que Jesus realizou por nós. Que a gente possa refletir essa paz e união em todos os aspectos de nossas vidas. Peçamos também para que Deus nos ajude a ser agentes de reconciliação, trazendo amor e cura para nossos relacionamentos e para o mundo ao nosso redor.

Indicação de Música:

Para aprofundar ainda mais esse tema, recomendo muito a canção Colossenses e Suas Linhas de Amor, do Marcos Telles. Esta música expressa de maneira poética e verdadeira como Jesus reconcilia todas as coisas. Vale a pena ouvir e refletir em sua mensagem. Você pode encontrar a música aqui ou nas plataformas de streaming.