Devocional
#9 Supremacia de Cristo a cabeça da Igreja
Texto bíblico: Colossenses 1:18-20
Autor: Bárbara Araújo de Souza Castro, Goiânia-Goiás, Igreja Batista Redenção, líder da Juventude Batista Redenção juntamente com seu esposo, Pr. Jônatas Castro, auxiliando-o também na Juventude Batista do Estado de Goiás (JUBEG).
Devocional
Hoje vamos mergulhar em mais um tema importante para nossa fé: Cristo como Cabeça da Igreja. Essa verdade fundamental molda nossa identidade, nosso relacionamento com Deus e nossa missão no mundo. Ao lermos Colossenses capítulo 1, versículos 18 ao 20, encontramos o seguinte: “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz”.
Paulo escreve a carta à igreja de Colossos contendo diversas instruções sobre os erros que os cristãos da região estavam cometendo. No início das escrituras, vemos Paulo escrevendo aos colossenses de forma instrutiva, pois havia sido alertado por Epafras de que o povo estava praticando falsas doutrinas e distorcendo os ensinamentos e a visão que tinham de Cristo. O apóstolo os ajuda a praticar corretamente a vida cristã, lembrando-os da supremacia do Senhor, de que Ele é nosso salvador e de que somente através da fé há salvação.
No versículo 18, Paulo nos conduz a compreender que Cristo é a cabeça do corpo, que é a igreja. Após lidar com o significado do Filho como ser eterno, o apóstolo agora aborda o Filho enviado para sua missão histórica e sua revelação. A igreja é descrita não como o corpo de cristãos, mas como o corpo de Cristo, uma união tão vital que perseguir os membros na terra é equivalente a perseguir o próprio Cristo no céu. O corpo e a cabeça ilustram adequadamente o relacionamento e a ligação entre Cristo e Sua igreja. Ela existe somente por meio Dele, pois foi criada por Ele e através Dele é mantida, desde o início. Cristo possui um profundo vínculo com o seu povo, assim como uma mãe conhece e ama seus filhos. Cristo nos vê como filhos, como parte de Seu próprio corpo, e entende-nos de forma íntima e pessoal.
Já no versículo 19 da mesma passagem lemos que “foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse”. Deus escolheu Jesus como o refúgio de toda Sua plenitude, significando que Cristo possui todos os atributos, sabedoria e poder de Deus. Em Jesus, Deus se revela plenamente à humanidade, sendo a personificação do amor, justiça, misericórdia e todo o poder do Pai. Cristo adquiriu paz e cuidou dos povos através de Sua morte na cruz, cumprindo Seu propósito redentor.
A obra redentora de Cristo na cruz não se restringiu à humanidade, ela alcançou toda a criação, restaurando a paz entre Deus e todas as coisas, tanto no céu quanto na terra. A harmonia perdida foi restabelecida, cumprindo a promessa de um novo céu e uma nova terra. Jovens batistas, Cristo ser o Cabeça da Igreja é uma verdade poderosa que transforma nossas vidas. Ao reconhecer Sua liderança suprema, vitória sobre a morte e plenitude divina, devemos nos submeter em unidade a Sua vontade e, assim, experimentaremos a alegria de uma vida abundante em fé e esperança.
*Inspirado no livro “Comentário Bíblico Moody”
Motivo de Oração: Para que a Juventude entenda qual é a verdadeira motivação para viver cada dia buscando a glória de Deus e servindo-o de todo o nosso coração.
Indicação de Música: Senhor da Igreja – DROPS