Roteiro PG

Casais | Como importa?

Texto bíblico: 1 João 2:1-6

Autor: Matheus Simões é casado com Amanda e é pai da Rebeca. Formado em Teologia pela Faculdade Batista de Minas Gerais e pós- graduado em Gestão de Equipes e Marketing pelo Ipemig, é pastor batista, escritor e músico. Atuou como capelão escolar por 7 anos no Colégio Batista Mineiro em Belo Horizonte – MG, desenvolvendo seu trabalho com novas gerações há mais de 2 anos. É o autor do livro Andar como Ele andou publicado pela editora da Convenção Batista Mineira. Foi presidente da Juventude Batista Mineira (JUBAM) entre 2022 e 2024, e há 6 anos é pastor auxiliar na Igreja Batista Graça e Paz em Divinópolis-MG.

Roteiro

  • Dinâmica quebra-gelo:

Cada componente do grupo deve contar três acontecimentos importantes ou fatos importantes sobre si, sendo dois deles verdadeiros e um falso. Quanto mais improváveis forem as histórias, melhor.

Os demais participantes devem tentar adivinhar qual é a história falsa, sendo que cada um deles deve ter direito a apenas um palpite.

Os participantes que obtiverem mais acertos podem ganhar pequenos prêmios como, por exemplo, um tablete de chocolate.

Texto inspirativo: 1 João 2:1-6;

Há algum tempo, acontece um fenômeno estranho de um povo que se diz cristão, mas não vive o que Jesus ensina. Por alguma razão, muitos passaram a acreditar que alguém pode ser “cristão” sem ser como Cristo. Um “seguidor” que não segue. Um cristão não praticante. Isso faz sentido?

Muitas pessoas na igreja brasileira decidiram carregar o nome de Cristo e nada mais.

Seria como se Jesus fosse até aqueles primeiros discípulos e dissesse: “Ei, caras, será que vocês se importariam de se identificar comigo de algum modo? Tipo, não se preocupem, eu realmente não me importo se vocês farão ou não as coisas que eu faço, se vão ou não vão mudar seu estilo de vida.

Estou apenas à procura de pessoas que estejam dispostas a dizer que creem em mim e a se autodenominarem cristãos”. Ninguém pode realmente acreditar que ser cristão se resume a isso.

Por que, então, tantas pessoas vivem assim? Parece que nós perdemos de vista o que significa ser discípulo de Jesus.

Acostumamos com a ideia de um Cristianismo moldável, confortável e tranquilo. CS Lewis certa vez disse: “Se você está a procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o Cristianismo” O discípulo de Jesus, quando é verdadeiro, passa a alicerçar a sua vida totalmente em Cristo, e tudo que não é por Cristo, para Cristo ou em Cristo, entende que não deve se envolver.

Basicamente, o discípulo é um seguidor, mas é preciso entender esse termo, seguidor, de forma literal. Tornar-se um discípulo de Jesus consiste em obedecer ao seu chamado para segui-lo, fazendo tudo como o seu mestre. Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos, eles talvez não compreendessem para onde Cristo os levaria, nem o impacto que isso teria em sua vida, mas sabiam o que significava segui-lo. Eles entenderam o chamado de forma literal e começaram a ir para todo lugar onde Jesus ia e a fazer tudo como ele fazia.

Aliás, como importa? Importa que o discípulo verdadeiro precisa andar como Jesus andou.

O texto nos ensina que quem permanece em Cristo tem atitudes inspiradas nos ensinamentos de Cristo, e que o discípulo coloca em prática tudo que ouve do seu mestre. Estamos acostumados a andar com Cristo e esquecemos de andar como Cristo. Então, como jovens discípulos, que querem andar como Jesus andou, precisamos subverter o mundo. Deus te chama hoje, para subverter a sua realidade, e transformar as pessoas à sua volta, vivendo como Jesus espera que você viva.

O como importa.

E a forma que o apóstolo João nos ensinou a viver de forma que importa, é como um discípulo que transparece o caráter de Jesus.

Para isso, o texto nos ensina 3 formas:

  1. Você precisa conhecer Jesus (v.1-2)

Você precisa se relacionar com Jesus, seja através da oração, leitura bíblica, louvores ou da comunhão. Só é possível conhecer Jesus através do Espírito Santo, pois ELE testifica de Jesus. Você realmente conhece Jesus quando tudo na vida se torna menos importante que Ele. Conhecer Jesus é um processo que começa na salvação, continua na santificação e jamais termina. O maior problema é que somos soberbos, e achamos que já sabemos demais ou vivemos de mais Jesus Experimente conhecer mais de Jesus todos os dias e peça ao Espírito Santo que te ensine mais de Jesus todos os dias, e passe a viver para Ele em tudo.

  1. Você precisa obedecer (v.3-5)

Ao conhecer Jesus, ELE nos chama a obedecer. Não se renda ao relativismo ético e moral, em que a frase dominante é  “não tem nada a ver”, pois quando conhecemos Jesus,tudo tem a ver com ele! Fé e obediência fazem parte do mesmo pacote. Aquele que obedece a Deus, confia nEIe; aquele que confia em Deus, obedece-lhe(Charles Spurgeon) Para quem não é discípulo, tudo é relativo, mas para quem é discípulo, a verdade é inegociável. O discípulo anda como Jesus o tempo todo, vivendo pra ele o tempo todo, não apenas nos cultos de domingo. O discípulo precisa Ievar Jesus para fora das quatro paredes da congregação e naturalmente fazer o que seu mestre mandar. Para andar como ele andou, precisamos a cada dia reconhecer seus mandamentos e as suas ordenanças. Peça a Deus que te dê coragem para obedecer!

  1. Você precisa amar (v.5,9-11)

Quem vive radicalmente pra JESUS abre mão de suas vontades, de seu senso de justiça, de seus preconceitos e vive em amor como Cristo. Existem três mentiras que o discípulo deve fugir, se ele deseja amar:

Narcisismo: gostar demais de si. Achar que é o centro do mundo. Famoso amor próprio acima de tudo;

Ideolatria/Idolatria a ideologias: se identificar com práticas filosóficas ou ideologias que colocam o homem como centro de todas as coisas;

Meu corpo, minhas regras: quando aceitamos Jesus, passamos a ser templo do Espírito Santo e, por isso, passamos a viver pelas regras do Espírito e não mais as nossas.

Para não cair nessas mentiras, o discípulo deve amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E a forma pratica do amor é expressa em 1 João 3:16:

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.”

Peça a Deus mais amor na sua caminhada de vida.

Perguntas:

  • O que tem te impedido de andar como Jesus andou?
  • Quais são as áreas da sua vida que você precisa mudar?

Livros:

  • Andar como Ele andou – Matheus Simões
  • Discipulo radical – John Stott
  • 7 decisões que vão mudar a sua vida – Ruan Noce Gomides