Roteiro PG

29+ | Como importa? Uma vida que transparece o caráter de Cristo

Texto bíblico: Atos 16; Filipenses 1.10

Autor: Valdir Alcantara é cristão, esposo da Nil e pai do André, Benjamin e Lucas. Estudou no Seminário Teológico Batista de Teresina. Serve ministerialmente em tempo integral desde agosto de 2001. Atualmente é pastor da Igreja Batista da Zona Leste em Teresina, Piauí.

Dinâmica quebra-gelo;

Distribua papel e caneta aos participantes e peça que cada um anote sem que os outros vejam: a comida que mais gosta, a banda ou cantor que mais aprecia, uma característica de sua personalidade. Recolha as folhas, leia uma a uma e desafie o grupo a identificar quem escreveu as informações lidas.

Aplicação: Somos conhecidos pelos traços que demonstramos, queiramos nós ou não, pois estes são observados pelos outros. Se alguém começasse a conviver com você, essa pessoa te identificaria como cristão?

Texto Inspirativo

“Palavras soam, exemplos arrastam”, diz o ditado. Por isso é natural que demonstremos, mesmo sem intenção, se somos cristãos ou não. O que cremos nos limita e expande, molda e mostra, alcança e envia. Leia Atos 16 encontrará um bom exemplo disso em alguns daqueles a quem Paulo enviou a carta anos depois. A igreja em Filipos começou com uma vendedora que buscava ser ouvida por Deus, uma mulher tomada por um espírito de adivinhação e um carcereiro tão entregue ao Estado que estava a ponto de tirar a própria vida por achar ter falhado em seu serviço.

Posso imaginar as conversas de Paulo com Lídia sobre oração: “Sabia que eu cheguei aqui por ter conversado com Deus e Ele comigo? Isso é oração! Deus falou e eu entendi e fiz o que Ele falou”. Lídia viu a obediência de Cristo em Paulo. E a mulher possessa? Os espíritos malignos que tomaram posse dela conheciam Paulo e seus amigos, por isso ela os seguia dizendo quem eles eram (servos do Deus Altíssimo) e o que estavam fazendo ali (anunciando o caminho da salvação), conforme descreve Atos 16.17. Ela viu o poder de Cristo, por meio de Paulo, por ser libertada dos demônios. E o carcereiro? Ele estava diante de Paulo, e provavelmente o tinha espancado horas antes, e viu ele cantando à meia noite, oferecendo a ele perdão, aceitação e oportunidade de uma vida nova e não só a ele, mas à sua família também (Atos 16.31). Isso é puro suco de cristianismo: amor por exemplo e não apenas palavras. Não é com palavras que mostramos o que importa para nós, mas como agimos, isso deixa claro em quem cremos.

Conteúdo/Estudo

O verbo transparecer, citado por Paulo em Filipenses 1.10, também pode ser entendido como fazer com que apareça algo. Paulo destaca que era grato a Deus por eles (v. 3), que eram cristãos em construção (v. 6) e que orava por eles (v. 4 e 9). A oração de Paulo era que eles fossem a expressão do que criam. O motivo da oração? Amor aumentado cada vez mais, conhecimento e percepção (v. 9). Com que objetivo? Leia o texto e confira:

  1. Para discernir o que é melhor

A palavra discernir no grego pode ser entendida como provar, testar. Assim como o ouro era colocado à prova no fogo para saber se realmente tinha a essência do metal que aparentava ser, se não o fosse, seria uma grande farsa, mesmo que brilhasse como o verdadeiro. Claro, numa aplicação para nós isso não diz respeito a experimentar o que quer que seja para ver se é bom ou ruim, mas ter o discernimento do Espírito para entender o que Cristo faria e assim aplicar. Seria como dizer: para provar (fazer, expressar) saiba primeiro se é bom ou não, adequado ou não, cristão ou não. Para colocar para fora o Cristo que está dentro de nós precisamos dessa expertise. O primeiro caminho foi a oração. Tiago também disse isso (Tiago 1.5).

  1. Para serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo

A palavra “puro” no texto também é traduzida como sincero. Irrepreensível pode ser também entendido no texto como “que não causa queda”, ou seja, que não é motivo para ninguém tropeçar. Tropeçar em que? No engano de achar que era, mas não era! Isso também pode ser interpretado como “má fé”.

Como nós, sendo quem somos, pecadores frágeis podemos ser puros e irrepreensíveis? Lembre que quem falou isso era Paulo, e ele nunca escondeu quem era! (Leia 1 Timóteo 1.15). Não é para transparecer a nós mesmos, mas a Cristo! Percebemos que o que Paulo orava era para que a sabedoria dada por Deus a esses irmãos em Filipos fosse utilizada como estratégia para eles demonstrarem em quem Eles criam: o Cristo verdadeiro. Assim, o testemunho daquela igreja traria o impacto tão necessário naquela sociedade totalmente corrompida e grotesca. Por quanto tempo? Até a volta de Cristo e quando Ele voltar todos saberão: estes são como Ele.

Os tempos mudaram. Mas a realidade humana ainda se mantém. Precisamos adquirir sabedoria do alto para colocar nossa essência, Cristo, para fora, expressá-Lo. Isso impactará os que nos rodeiam, os que duvidam de quem somos, os que discordam de quem somos. É assim que nos importa viver.

Perguntas para discussão;

Você tem alguém que ora por você assim com o Paulo? Você é alguém que ora pelos outros dessa forma?

Na sua vida, que áreas você precisa de mais sabedoria para provar se é ou não algo cristão?

Se alguém olhasse para você e para sua vida conseguiria ver a sua essência? Veria Cristo em você?

Dicas musicais

Carismatos (youtube.com)

Você é aquilo que ama (feat. João Manô) (youtube.com)

O QUE NA VERDADE SOMOS feat Brunão Morada – DVD A Volta dos que não Foram – Fruto Sagrado (Oficial) (youtube.com)

Livros: Quem É Você Quando Ninguém Está Olhando (Bill Hybels); Falsos, metidos e impostores (Brennan Manning); Discipulado (Dietrich Bonhoeffer)

Podcast:

(11) DISCIPULADO COM JOVENS E ADOLESCENTES | Cortes Podcast Jesuscopy – YouTube

VOCÊ SE PARECE COM JESUS? (FAÇA O TESTE) – Douglas Gonçalves (youtube.com)

Dicas para aprofundar a reflexão.

Aprofunde seus relacionamentos com outros cristãos a ponto de ser alvo de suas orações e orar por eles;

Avalie à luz da Palavra a sua vida e o que ela está expressando;

Estude o livro de provérbios e Tiago.