Roteiro PG

Jovens | Como importa?

Texto bíblico: Filipenses 2:5

Autor: Wesley Sevolo, Servo de Cristo, 24 anos, Pastor do Ministério de Juventude e Integração da PIB Cabo de Santo Agostinho, vice-presidente da Juventude Batista de Pernambuco.

DINÂMICA/QUEBRA-GELO:

Faça uso de duas canetas, agora cole uma na outra com fita adesiva (lado a lado), em seguida escreva em uma folha de papel algumas palavras. Observe que as duas canetas escrevem a mesma palavra, com o mesmo formato de letra. (para termos o caráter de cristo é necessário andarmos lado a lado com Ele)

TEXTO INSPIRATIVO: Filipenses 2:5 “Tenham a mesma atitude demonstrada por Cristo Jesus.”

CONTEÚDO/ESTUDO:

É pertinente pensarmos como importa que vivamos a nossa vida cristã. Talvez não seja o seu caso, mas surgiu nos tempos atuais uma “nova categoria de cristãos” denominada: Não praticantes. Não vão à Igreja, não leem a Bíblia, não oram, são cristãos de boca cheia e coração vazio. Inúmeras pessoas se dizem cristãs, mas manifestam um testemunho de vida não condizente com a sua fé professada, pessoas que amam mais ao mundo e as coisas do mundo do que o próprio Deus. Pessoas que tem prazer mais no pecado do que prazer no Senhor.

A realidade Bíblica que o apóstolo Paulo nos traz vai de encontro ao modo que muitos têm enxergado e vivido o cristianismo. Ele nos desafia a ter a mesma atitude que nosso Senhor Jesus, a razão da nossa fé, demonstrou. Ao escrever estas palavras aos filipenses, o Apóstolo estava preocupado com a soberba dos seus ouvintes, uma prática que não condiz com a realidade de um verdadeiro cristão, por isso Paulo traz à tona o maior exemplo de humildade: Jesus. Assim como os irmãos de Filipos, devemos, como imitadores de Cristo, viver uma peregrinação de fé com atitudes e testemunhos que coincidam com os modos de Jesus.

Logo, é necessário, num mundo caído e numa geração desvirtuada do que é correto, transparecer o caráter do nosso Senhor e Salvador. Nosso caráter é formado através do processo de aprendizagem do meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos, quanto mais mergulharmos na palavra de Deus, tanto mais parecidos com Jesus seremos. Quanto mais piedosos nós formos, mais atitudes parecidas com a de Jesus teremos. A palavra grega traduzida por “Atitude” é “phrónesis”.

No Livro Inteligência Humilhada, o autor, Jonas Madureira, traduz essa palavra como sendo “a combinação de atitude correta com a consciência correta e a vontade correta”, não é só uma mera atitude, mas uma atitude específica, uma atitude que se baseia no padrão de vida que decidimos seguir, uma atitude que coloca nossa consciência cativa aos modos como Jesus agiria nos nosso dias. Uma atitude que deve nos colocar diante do padrão das nossas vidas: Jesus!

Portanto, se desejarmos impactar nossa geração, devemos espelhar a figura do Servo Sofredor. Como? Importa que vivamos uma vida que transpareça o caráter de Cristo. Importa que neste mundo caído, nosso caráter seja elevado ao crivo do Senhor e para isso é necessário que seja formado em nós através da Cruz o caráter de Jesus, as marcas do caráter de Jesus é formado em nós através da Cruz. Que seu exemplo de cristão seja moldado pela Cruz, que suas atitudes sejam moldadas pela Cruz, que a sua vida seja direcionada pela Cruz, que a sua maturidade seja forjada pela Cruz. As pessoas precisão saber que elas são alvos de um amor incondicional, que elas foram perdoadas na cruz, por alguém que não tinha culpa nenhuma.

A nossa sociedade precisa saber que a justiça e misericórdia eram marcas dos discursos de Jesus e que a esperança faz parte das nossas vidas, mesmo em meio a tanto sofrimento e dificuldade que enfrentamos. Precisam aprender que a santidade é um caminho que precisa ser trilhado por aqueles que desejam ver a Deus. Que uma vida sem pecado é uma vida que agrada a Deus. E isso será comunicado e entendido quando nós, cristãos, vivemos do mesmo modo, com a mesma atitude de Jesus. Dessa forma, somos chamados a seguir os passos de Jesus, permitindo que o Espírito Santo nos molde cada vez mais. É através do nosso testemunho diário e das nossas ações que podemos refletir a luz de Cristo para o mundo ao nosso redor.

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO:

Cite uma atitude que você fez que transpareceu uma atitude de Jesus

Suas atitudes refletem o caráter de Jesus?

Seu caráter foi moldado por Cristo?

No seu lugar como Cristo iria agir?

A omissão faz parte do caráter de Jesus?

DICAS:

Livros: Inteligência Humilhada (Jonas Madureira);

Manso e Humilde (Dane Ortlund);

Em Busca de Deus (John Piper).

Música: Cartas Para o Mundo (PC Baruk).

Podcast: https://www.youtube.com/watch?v=JlEq7–BmU0&t=3385s

DICAS PARA APROFUNDAR A REFLEXÃO:

Mais importante do que falar é fazer. Nosso testemunho fala mais alto que as nossas próprias palavras. No seu bairro, na sua igreja, na escola, na faculdade, em casa, pergunte às pessoas se as suas atitudes têm sido a de um verdadeiro seguidor de Cristo. Se a resposta for positiva continue a caminho do aperfeiçoamento, se a resposta for negativa, ligue o sinal de alerta. Importa que você viva transparecendo as atitudes de Cristo.