Roteiro PG

Jovens | O que na verdade importa?

Texto bíblico: Filipenses 1:10

Autor: Filipe Martinelli tem 22 anos, é um carioca do interior que mora em Curitiba. Apaixonado pela natureza, por bons livros, um bom futebol e um bom café, é um discípulo de Jesus, salvo por sua graça e dependente do seu amor. Ama escrever, ensinar e sofrer pelo Botafogo.

Dinâmica/quebra-gelo: Escolha algumas coisas legais e boas, como por exemplo, chocolates, balas, doces. Coloque todas em cima de uma mesa, junto com um papelzinho (ou mais, se houver muitas pessoas) escrito um versículo bíblico sobre a presença de Deus. Fale para os jovens escolherem o que querem pegar em cima da mesa. Muitos, provavelmente, irão pegar as coisas boas que estão ali, mas poucos irão no versículo.

Moral da dinâmica: Nós precisamos ter consciência do que de fato importa, e buscar isso, mesmo com outras coisas que nos tiram desse caminho.

Texto inspirativo: “Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante, para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar.” Filipenses 1:10

Conteúdo/Estudo:

O que na verdade importa?

Você pode estar se perguntando o que esse tema tem para te oferecer, pois a resposta a essa pergunta, para nós cristãos, parece ser meio óbvia. Isso é fato, muitos terão essa resposta na ponta língua, afinal, o que de fato importa é Jesus Cristo.

Mas hoje quero trazer à sua memória a importância de relembrá-lo o que essa afirmação – “Cristo é o que mais importa!” – significa.

Paulo, o maior autor do Novo Testamento, cujo anteriormente era um perseguidor da Igreja, agora se tornará um cristão convicto. Em meio a seus escritos, ele escreve uma carta incrível para uma igreja muito querida: a carta à Igreja de Filipo, ou seja, a carta aos Filipenses.

Nessa carta, entre os grandes assuntos que Paulo trata, ele procura trazer à memória da igreja de Filipo que eles precisavam compreender o que é verdadeiramente importante.

Ao olharmos para a história, também podemos ver relatos de pessoas que viveram a experiência de compreender quem Cristo é, e assim entenderem que Ele de fato importa. Ao olharmos para a Reforma Protestante, por exemplo, um marco de tudo o que a reforma representou e fez em prol da fé cristã se dá em retornar à centralidade de Cristo e do relacionamento com Ele. É possível ver isso em outras histórias também, como no caso de dois jovens moravianos, que com apenas 20 anos de idade foram pregar o evangelho em uma ilha na Índia, sabendo que possivelmente enfrentariam a morte lá, mas tinham a convicção de que Jesus os chamou, e por ser Ele a chamar, isso bastava. Na saída dessa missão eles bradaram com força e vigor: “Que o cordeiro que foi imolado receba a recompensa do seu sofrimento”. Que coragem! Que consciência acerca do que de fato importa!

A vida cristã é, como o próprio nome diz, uma vida centralizada em Jesus Cristo. Somos salvos por Ele, por meio do que Ele fez e para as obras que Ele projetou para nós fazermos, ou seja, Ele é o início, o meio e o fim da vida cristã. Talvez isso pareça óbvio para você, mas é uma verdade que muitas vezes sai, sorrateiramente, da nossa mente e do nosso coração. Um exemplo disso é a Igreja de Éfeso, que é exortada por Jesus a voltar ao primeiro amor, pois as distrações (e algumas até boas) os levaram ao afastamento do que de fato importa (Apocalipse 2:1-7).

Atualmente percebemos que muitos evangélicos se perderam, como ocorrido com a igreja em Éfeso, e precisam retornar ao que de fato importa. Talvez esse seja o seu caso! Os debates teológicos, ideológicos, sociológicos, políticos, bem como outros, têm tirado o foco do que realmente importa de muitos. Outros se perdem em seus pecados, dando mais espaço para eles do que para o que de fato importa. Muitos se perdem em seus relacionamentos, em seus sonhos, seus desejos e vaidades, e se afastam da verdade de que Cristo é o que de fato importa.

Talvez você esteja se perguntando o que esse breve estudo tem para te oferecer, eis sua resposta: de tudo o que você tem ou possa ter, ser, crer, viver, lembre-se do que de fato importa: Jesus Cristo.

“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Filipenses 3:7-8).

O apóstolo Paulo declara que tudo – isso mesmo, T-U-D-O – perdeu seu valor e importância diante da sublimidade, da magnificência do Senhor Jesus, aquele que precisamos conhecer cada vez mais profundamente.

Para vivermos uma vida santa para a glória de Deus, precisamos todos os dias nos lembrar do que de fato importa. Viva sua vida centralizada em Cristo, coloque-o à frente de seus relacionamentos, coloque-o como prioridade em sua agenda, faça dele seu maior amor, e desenvolva com Ele aquilo que você foi criado para ter: um relacionamento genuíno e vivo com Deus.

Por isso, que a oração e o clamor em nós seja como o de John Wesley: “Que não se admita no coração outro desejo ou propósito, cujo objeto supremo não seja Jesus Cristo!”

“Apaixonar-se por Cristo é o maior dos romances. Buscá-lo, a maior de todas as aventuras. Encontrá-lo, a maior de todas as realizações.”

Agostinho de Hipona

Perguntas para debate:

  • Ao avaliar sua vida hoje, você poderia afirmar que entende e vive o que de fato importa?
  • Existem coisas hoje que você tem valorizado mais do que seu relacionamento com Jesus? Se sim, quais são?
  • Como você pode colocar Jesus como prioridade em sua vida, na sua casa, em sua igreja?

Dicas musicais/Podcasts/Livros para aprofundamento:

Música: https://www.youtube.com/watch?v=LJkB_PRMHT0

https://www.youtube.com/watch?v=7sX_vqk8VeE

Podcast: A verdade sobre Jesus – Luiz Sayão – https://www.youtube.com/watch?v=MyT-o1jZKgw

Livros:

Até que nada mais importe – Luciano Subirá

As excelências de Cristo – Allen Hood

Quem é Jesus Cristo – Greg Gilbert