Roteiro PG
Jovens | Por que importa?
Texto bíblico: Filipenses 1:10
Autor: Filipe Martinelli tem 22 anos, é um carioca do interior que mora em Curitiba. Apaixonado pela natureza, por bons livros, um bom futebol e um bom café, é um discípulo de Jesus, salvo por sua graça e dependente do seu amor. Ama escrever, ensinar e sofrer pelo Botafogo.
Dinâmica/quebra-gelo: Separe alguns papéis ou post-its, junto com algumas canetas. Entregue para cada pessoa presente e peça para eles responderem a seguinte pergunta: “Por que Jesus importa?” Ao final da escrita, peça para que troquem os papéis uns com os outros e cada um leia o papel que ficou em voz alta.
Aplicação: o que você pensa sobre Jesus e sua importância pode influenciar a vida do seu irmão. Relembre a pergunta e introduza o tema: Por que ele importa?
Texto inspirativo: “Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante, para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar.” Filipenses 1:10
Conteúdo/Estudo:
Por que (Jesus) importa?
No primeiro estudo acerca desse tema foi visto que o que de fato importa é Jesus Cristo. Ao olharmos para o que Paulo escreve aos Filipenses, podemos observar que ele queria que os cristãos tivessem em mente o que era verdadeiramente importante: Jesus. Mas talvez uma pergunta paire para nós: por que Ele importa?
Por que nós, cristãos, devemos dar a devida importância a Jesus Cristo, um homem que viveu anos e anos atrás, vindo de uma cidadezinha chamada Nazaré? Essa pergunta pode parecer óbvia, mas garanto que sua resposta tem muito a nos ensinar!
Dizer que Jesus importa é algo verdadeiro, afinal, sua importância histórica é indiscutível. Mas, como cristãos, cremos que Jesus é o mais importante porque ele foi mais, muito mais, do que apenas uma figura histórica e um grande mestre. Neste estudo vamos abordar 2 motivos do porquê Jesus é o que de fato importa.
1) Porque Ele é Deus.
Um dos grandes incômodos causados por Jesus foi o fato de que Ele se apresentou como Deus. Perceba o que Ele disse em João 6:35: “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”.
Ao afirmar que é o “pão da vida”, Jesus inaugura suas sete afirmações acerca de quem Ele é no evangelho de João (8:12; 9:5; 10:7, 9, 11, 14; 11:25; 14:6; 15:1, 5). A expressão usada por Jesus nos leva a Êxodo 3:14, mostrando que ao se referir a si mesmo como o “Eu sou”, Jesus faz uma reivindicação implícita à deidade (4:26; 6:20).
Aqui não há espaço para tantas referências, mas creio que a citada acima já nos mostra um exemplo no qual Jesus se refere a si como Deus. Dessa forma, temos aqui um motivo para chamá-lo de louco ou uma resposta à pergunta “Por que importa?”.
O fato de Jesus ser Deus nos revela algumas importantes verdades:
Se Ele é Deus, ele pode ser, então, o nosso supremo salvador, tendo seu sacrifício como suficiente e poderoso para salvar pecadores (Jo. 1:29);
Se Ele é Deus, então pode ser aquele que é nosso intercessor, que advoga por nós diante do Pai (Rm. 8:34);
Se Ele é Deus, então pode ser aquele que não só ensina, mas transforma pecadores em filhos e amigos (Jo. 1:14);
Se Ele é Deus, então com certeza não só é importante, como é aquele que traz importância para as coisas por Ele criadas (Cl. 1:17-18).
Sendo assim, vemos que Jesus importa, e é Ele quem torna as outras coisas importantes, como os recursos, a Igreja, o casamento, o trabalho e a vida.
2) Porque somos seus discípulos.
Se há um grupo que precisa compreender a importância de Cristo, este grupo é composto pelos seus discípulos. Muitos creem que ser discípulo de Jesus envolve ser um frequentador de Igreja ou alguém que simplesmente o admira, mas ser discípulo evolve algo muito mais profundo do que isso. Ser discípulo, aos moldes de Jesus, envolve relacionamento e conhecimento profundo, genuíno e verdadeiro.
Jesus nos mostra isso quando, ao convocar seus discípulos, os convida para um chamado radical. Veja quando Ele chama os primeiros discípulos, em Mateus 4:18-22.
Ao chamá-los, Jesus é claro no que isso envolveria: largar tudo. Pense comigo, você largaria tudo por alguém que não vale a pena? Você deixaria tudo por algo sem importância?
Essa pergunta parece óbvia, mas quantas pessoas abandonam coisas importantes por outras de menor valor. Perceba a questão das drogas, onde jovens perdem suas vidas, suas famílias por algo tão devastador. Outras pessoas que perdem seus relacionamentos, sua vida, seu trabalho, por amor ao dinheiro e ganância. O que as diferencia de discípulos que abandonam tudo por Jesus?
A resposta para essa pergunta se dá no fato de que Jesus é o que mais importa, como visto na primeira semana. Jesus é quem dá sentido e propósito a vida. Um discípulo entende isso, e vive, a partir disso, uma vida para a glória do seu Senhor e Mestre. Vale a pena colocar Jesus no lugar de primazia. Vale a pena ter Jesus como o que de fato importa, afinal, Ele é! Lembre-se da afirmação de Pedro em João 6:68, quando diz que só Jesus tem as palavras de vida eterna, e por isso, vale a pena seguí-lo.
Não viva como um mero seguidor que se encontra na multidão. Viva como um discípulo, que mesmo diante de quedas e imperfeições busca seguir radicalmente o seu Senhor, e encontra assim vida, e vida em abundância (Jo. 10:10).
Perguntas para debate:
1) Após o que foi estudado, a resposta que você escreveu no início, faz sentido?
2) Você tem compreensão da grandeza de Jesus Cristo? Explique.
3) Você se considera um discípulo? Você compreende que vale a pena seguir Jesus Cristo?
Música: https://www.youtube.com/watch?v=BGmdKocUl0E
Podcast: A verdade sobre Jesus – Luiz Sayão – https://www.youtube.com/watch?v=MyT-o1jZKgw
Livros:
O custo do Discipulado – Jonas Madureira