Roteiro PG

Adolescentes | O importante é viver como Cristo

Texto Bíblico: Texto Bíblico: Filipenses 2.5-11 (hino cristológico)

Autor: Laylson Albuquerque, @laylsonalbuquerqe, seminarista no Seminário Batista do Norte e membro da Primeira Igreja Batista em Teotônio Vilela, AL.

Objetivo:

Levar os adolescentes a entender como é o chamado de vida daqueles que seguem Jesus, qual o resultado disso na nossa vida e como aquilo que obtemos como resultado é infinitamente melhor do que viver de outros modos.

Estrutura do Encontro:

Quebra-gelo: “Quem é seu famoso preferido?” (10 minutos)

  • Peça aos adolescentes para escreverem em um papel quem é seu famoso favorito, embaralhe, pegue um a um e pergunte quem conhece aquele famoso (anotando para ver qual das opções é o mais popular). No decorrer da dinâmica pergunte o motivo daquele famoso ter essa fama, o que ele fez, o que aqueles que o conheciam gostavam nele.
  • Em seguida, faça uma transição explicando que o modo de pensar e de agir do mundo é buscando glória e fama para si mesmo, buscando suprir seus próprios interesses (você pode até levar algum exemplo de famoso que se encaixe), no entanto o modo de pensar e agir do Reino de Deus é o contrário disso, é buscar levar glória e fama para outro, viver de uma forma que engrandeça o nome de Jesus e o conhecer é nosso maior interesse.

Desenvolvimento (30 minutos)

  1. Qual a atitude de Cristo? (Fp 2.5-11)

Antes de Paulo falar sobre a atitude de Jesus, ele nos deixa claro quem Cristo é: Deus. Isso é de fundamental importância, pois a atitude dEle é condizente com quem Ele é, da mesma forma as nossas atitudes devem condizer com quem nós somos. Por ser Deus, Jesus agiu de acordo com o que verdadeiramente importava na lógica de seu reino, Ele se esvaziou e se humilhou para que nós pudéssemos sermos salvos e tudo isso em obediência ao Pai. Por ter essa atitude condizente com quem Ele era, o Pai reafirma a posição de Cristo: como Deus, Jesus tem o nome acima de todo nome.

Pergunta Norteadora:

  1. O que essa atitude de Jesus nos ensina?

(Faça a pergunta para o seu grupo, depois acrescente as respostas abaixo)

Jesus é Deus – João nos ensina isso em seu evangelho também, lá (Jo 1.1) diz que Jesus estava no princípio e é Deus.

Jesus não se apegou ao fato de ser Deus – Jesus deixou sua glória e se tornou um homem comum, e não somente isso, ele abraçou a desonra da Cruz por outras pessoas (nós) e por obediência ao Pai.

Por isso Jesus é digno – Deus o exaltou acima de todo nome, note, não foi Jesus que exaltou seu próprio nome, mas o Pai. Por isso todos nós temos que nos dobrarmos e termos a mesma atitude dEle.

  1. Um chamado a se importar com o que realmente vale a pena.

A carta aos Filipenses em grande medida poderia ser descrita como um chamado ao que verdadeiramente importa e como importa. Paulo afirma aos Filipenses que desejava que eles compreendessem o que verdadeiramente importa (Fp. 1.10 NVT).

Pergunta Norteadora:

  1. Com base nas atitudes de Cristo, o que vocês acham que verdadeiramente importa?

(Faça a pergunta para o seu grupo, depois acrescente as respostas abaixo)

Cristo importa – Após afirmar que considerava tudo como insignificante, lixo, (esterco a depender da tradução), Paulo só afirma querer isso (Fp 3.10 NVT): “Quero conhecer a Cristo e experimentar o grande poder que o ressuscitou. Quero sofrer com ele, participando de sua morte.”. Até mesmo a morte não assustava Paulo, pois isso só significava estar definitivamente com aquele que o Salvou de uma vez por todas. (Fp 2.23)

Os outros importam – Note que Cristo morreu por nós, ou seja, ele se importou com a gente. Ele se preocupou tanto em nos livrar do pecado que nos afasta de Deus, que morreu para que pudéssemos ter relacionamento com Ele de novo. Paulo então nos chama a considerarmos os outros mais importante do que nós mesmos. (leia Fp 2.3-4).

Quem somos importa – Somos filhos de Deus (Fp 2.14) e isso reflete em como vivemos. Lembra do início? Cristo viveu de acordo com quem Ele é, então importa que vivamos como a Bíblia diz que os filhos de Deus devem viver. Devemos sermos imitadores de Cristo, nos importando em obedecer a Deus e nos interessando com as necessidades dos outros, assim como Ele fez.

  1. “E o que isso tem haver comigo?”

Cristo se importou com a nossa salvação, a ponto de dar sua própria vida; Paulo, um seguidor de Jesus, se importou com sua salvação e com as dos outros, a ponto de dar sua própria vida a fim de alcançar a ressurreição dos mortos (Fp 3.11 NVT). Tudo nesta terra será passageiro, quando jovens talvez pareça que temos muito tempo, mas na verdade não temos tanto tempo assim. Por isso, precisamos fazer com que nossa vida seja de tal forma como a vida de Cristo, que aponte para a eternidade. Todas as coisas de nossa vida, seja a escola, nossa família, nossas amizades, tudo, devem apontar para a vida de Jesus Cristo. Tudo deve girar em torno de conhecermos mais a Cristo e de fazermos Ele mais conhecido pelos outros.

Pergunta Norteadora:

  1. Como a sua vida pode refletir a importância de Cristo para você?

(Faça a pergunta para o seu grupo, e ajude os adolescentes a aplicarem a importância de Jesus e do próximo na vida deles)

Encerramento com Esquete, Música e Oração (15 minutos)

Esquete:  MANTENHA O FOCO | Teatro Cristão – MANTENHA O FOCO | Teatro Cristão

  • Música Sugerida : Eu vi alguém mais belo (Fhop Music) – Eu Vi Alguém Mais Belo (Ao Vivo) | Fhop Music
  • Letra da música: Distribua a letra da música ou projete-a para que todos possam cantar juntos.
  • Oração Final: Encerre com uma oração, pedindo que Deus opere no coração de cada adolescente, dando-lhes “o desejo e o poder de realizarem aquilo que é” (Fp 2.13) do Seu agrado. Pondo Jesus Cristo como o mais importante em suas vidas, fazendo humildes e que sendo um só corpo, glorifiquem a Cristo juntos de forma cada vez mais sincera.

A música “Eu vi alguém mais belo (Fhop Music)” é uma excelente escolha para este tema, pois fala daquele que é deve ser o mais importante em nossas vidas e como tudo é tido como perda se comparado a Jesus, Citando realmente passagens usadas durante o estudo.