Roteiro PG

Casais | Onde importa?

Texto bíblico: Colossenses 3.17; Marcos 16.15 e Efésios 4.11-13

Autora Amanda Barreto Ferreira é casada com o Pr. Matheus Simões Ferreira, mãe de Rebeca. É psicóloga clínica, formada pela Faculdade Arnaldo-BH e pós-graduada em Comunicação e Oratória pelo Instituto IPEMIG. Atualmente é líder do Ministério de Comunicação e co-líder do Pequeno Grupo dos Casais na Igreja Batista Graça e Paz, onde congrega atualmente.

 Roteiro

 Quebra-gelo: Conte um testemunho pessoal seu que você viveu nesse ano.

Textos base: 

Colossenses 3:17. E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Marcos 16: 15. E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura.

Efésios 4.11-13 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12. com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13. até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo.

Estamos estudando sobre o que realmente importa e até aqui você já deve ter compreendido que ao firmar um compromisso com Jesus Ele nos transforma de dentro pra fora e aos poucos nos tornamos parecidos com Ele, pelo menos esse é o objetivo da santificação.

Esse processo acontece até o último dia das nossas vidas, mas desde o momento que firmamos um compromisso com Cristo nós temos a responsabilidade de permitir que o Espírito Santo transforme nossa forma de pensar e de agir em todas as áreas da nossa vida e em todos os ambientes que frequentamos para que sejamos testemunhas do reino de Deus aqui na terra.

Quando falamos de testemunho, costumamos pensar naquele momento missionário que acontece na igreja, em que alguém que está fazendo missões lá na África, vem contar o que Deus tem feito lá e como é importantíssimo orarmos por aquelas pessoas. Ou então pensamos no testemunho de um irmão novo convertido que foi liberto das drogas, do vício de jogos, da bebida, teve o casamento restaurado ou alguma outra história maravilhosa. E talvez você fique pensando que a sua história de conversão não seja tão maravilhosa e que por isso o melhor é deixar que os missionários contem seus testemunhos e você ora por eles e entrega oferta nas campanhas de missões e tudo certo.

Mas não é isso que Jesus nos chama a fazer. Em Marcos nós vemos ele ordenando aos discípulos a irem por todo mundo pregando o evangelho. Isso não significa que todos nós somos chamados a estudarmos teologia e fazermos missões mundo afora. Kathy Keller diz que os versículos na bíblia se complementam e se explicam mutuamente, então se há dúvidas da aplicabilidade ou do significado de um texto, recorra a outro para obter clareza.

Vamos então ao texto de Colossenses 3.17, lá o apóstolo Paulo diz que tudo que fizermos devemos fazer em nome de Jesus, para glória de Deus. Em outro texto Paulo diz que Deus chama uns para apóstolos, profetas, evangelistas, outros para pastores e mestres, e tudo isso com o objetivo de edificar a Igreja de Cristo (Efésios 4.11-13).

Isso traz mais clareza para cumprirmos a ordem do Ide que Jesus nos deu. Não somos todos chamados para ser missionários e pastores, que dedicam suas vidas de forma integral para pastorear e ensinar a palavra de Deus. Muitos de nós somos chamados a pregar a palavra com a nossa vida, com as nossas atitudes e, a aproveitarmos as oportunidades para pregar também com palavras. Se você já tem um tempinho de crente, já deve ter ouvido a frase “pregue a palavra, se preciso for use palavras”. Isso significa viver uma vida justa diante de Deus, para que a nossa forma de falar, o nosso comportamento, nos diferencie do mundo e assim as pessoas queiram o mesmo Jesus que habita em nós.

Nós temos a tendência de buscar o extraordinário, mas a vida acontece no ordinário, no comum, na rotina de acordar cedo, tomar café, ir trabalhar… Não espere ter uma história mirabolante para pregar a palavra. Não espere o extraordinário para testemunhar. Deixe o mesmo Jesus que transformou sua vida alcançar outras pessoas através de você e da sua família.

Perguntas:

  • O que tem te impedido de testemunhar de Jesus nos ambientes que você frequenta?
  • Como você pode aproveitar uma atividade da sua rotina para pregar a palavra?

Dica cultural: Livro Liturgia do Ordinário da autora Tish Warren