Sermão

Sermão | O que na verdade importa?

Texto bíblico:  Lucas 10.38-42

Autor: Pr. Gabriel Vallejo.

O QUE NA VERDADE IMPORTA?

Lucas 10.38-42

Imagina um dia ensolarado na casa de Marta e Maria, duas irmãs que são amigas íntimas de Jesus. Marta é aquela que gosta de organizar tudo nos mínimos detalhes, como se fosse preparar uma festa surpresa a qualquer momento. Ela está correndo de um lado para o outro na cozinha, garantindo que todos os pratos estejam perfeitamente arranjados, os copos cheios, e que cada detalhe da refeição esteja impecável.

Enquanto isso, Maria está sentada aos pés de Jesus, absorvendo cada palavra que ele diz. Ela está totalmente encantada, pendurada em cada ensinamento e história que Jesus compartilha. Seus olhos brilham com admiração e curiosidade, e ela mal pisca para não perder nenhum momento daquela preciosa conversa.

Marta, por outro lado, começa a ficar frustrada. Ela olha para Maria, que parece completamente alheia ao trabalho que Marta está fazendo na cozinha. Marta então se aproxima de Jesus e diz: “O Senhor não se importa com o fato de minha irmã ter deixado que eu fique sozinha para servir? Diga-lhe que venha me ajudar.”

Jesus olha para Marta com gentileza e diz: “Marta! Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.”

Nessa pequena passagem, Cristo nos ensina algumas lições muito importantes sobre o que na verdade em importa:

  • A PRESENÇA DE CRISTO É O QUE NA VERDADE IMPORTA

Marta e Maria estavam recebendo Jesus em sua casa, a própria presença do Salvador estava com elas. É bem verdade que é Cristo que afirma que felizes são os que creram sem ver (Jo 20.29), não vemos a Jesus como essas irmãs, mas podemos ter a presença Dele em nós, sendo esse o primeiro ponto do que na verdade importa, é a presença de Jesus.

Quantas vezes, igual Martinha, você não ficou atropelando o que na verdade importa, com preocupações das coisas ao seu redor? A luz do culto, a sala da juventude, a festa do retiro, a programação do MJ 24.

EI, JESUS ESTÁ NA CASA! A presença de Jesus é real em nosso meio. Ela é suficiente. Puxe uma cadeira e aprecie o que a presença de Cristo faz sem que você mova uma palha!

  • O AGITO QUE IMPEDE DE PERCEBER O QUE NA VERDADE IMPORTA

Perceba que o texto diz que Marta hospeda Jesus, mas é Maria que estava aos pés do Mestre aprendendo seus ensinos. Podemos até julgar Maria, porque em vez de servir bem o hóspede, estava ali só fazendo sala, inclusive é isso que Martinha vai fazer, querendo colocar Maria para trabalhar!

Mas é Maria que já tinha pegado a visão! Seus olhos estavam fitos em Jesus, e olhando para o texto no grego, ela não estava só “ouvindo”, ela estava dando ouvido ao ensino do grande professor. Maria estava em paz, dando valor à presença que importava. Marta está agitada, sem perceber o que verdadeiramente importava.

Eu e você precisamos começar a tomar o jugo de Cristo e aprender daquele que é manso e humilde de coração (Mt 11.29). Aquieta tua alma e ouça o ensino de Cristo. Sua presença é o que na verdade importa e o seu ensino é real em nosso meio.

  • O QUE NA VERDADE IMPORTA É ETERNO

Na advertência que Jesus dá a Martinha, ele fala que a opção de Maria não lhe seria tirado, pois ela escolheu a “boa parte”. Maria havia escolhido a agitação das coisas “para Jesus” pela própria presença de Cristo e o ensino do mestre. Isso jamais lhe seria tirado.

Com a agitação dos nossos dias, facilmente escolhemos aquilo que é passageiro em vez de escolher aquilo que é eterno. Um grande amigo meu me disse uma vez que tudo o que é perene, por vezes, é imperceptível aos olhos desatentos, pois aquilo que é passageiro, não só é mais atrativo, como também é mais convidativo.

Volte seus olhos para a eternidade! A presença de Cristo e os seus ensinos, apesar das agitações da vida, nos inclinam para a eternidade, é nessa eternidade com Cristo que devemos focar, intencionalizando as nossas ações.

Quero que compreendam o que é verdadeiramente importante, para que vivam de modo puro e sem culpa até o dia em que Cristo voltar.   Filipenses 1:10

Neste conselho de Paulo, que te dizer:

  • Compreenda que a presença de Cristo é a mais importante;
  • Viver de modo puro é estar aprovado diante do Senhor, evitando a agitação no seu coração;
  • Viva assim até Cristo voltar, não só visando, mas desfrutando da eternidade com Ele.

 

Em Cristo,
Pr. Gabriel Vallejo.