Sermão

Sermão | Por que importa?

Texto bíblico: I Pedro 3.13-17

Autor: Eraldo Tapajós Godinho, pastor da Igreja Batista Memorial de Belém, mora em Belém do Pará com sua esposa Denise, e filhos: Rebeca e Mateus. É indígena do povo Tapajó, pedagogo e tem servido com a formação de líderes para a Grande Comissão, na igreja (IBMB), na escola (I. Excelência) e através do movimento esportivo (Coalizão Brasileira de Esportes).

Sermão

 

1- INTRODUÇÃO

Quando crianças, nossos pais nos dizem com mais frequência o que é importante, aonde devemos ir, com quem devemos falar, a hora de dormir,… . Na escola, alguns livros e apostilas já vem grifados pelos alunos dos anos anteriores ou o professor diz: “presta atenção que isso vai cair na prova”.

Na juventude, pouco a pouco, “o marca texto é entregue em nossas mãos”. Precisamos tomar escolhas todos os dias. Porém as respostas para as perguntas “o que é importante?” e “por que importa?” Devem ser claras para qualquer seguidor de Jesus.

Pedro escreveu sua epístola para encorajar discípulos de Cristo na região da Ásia menor (atual Turquia) e prepará-los para as dificuldades da caminhada cristã. Em I Pedro 3. 13-17 podemos retirar princípios do porque seguir a Jesus e proclamar a sua palavra realmente importa.

2- Porque é bom (v.13-14, 17)

13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem? 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; 17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.

Somos chamados para fazer o bem, buscar o caminho da justiça, e devolver o mal com o bem, até às últimas consequências. Aquilo que acontece ao nosso redor nos preocupa e tenta nos desanimar, mas como discípulos somos chamados para fazer o bem.

Motivos? Através do texto, o Senhor nos garante que somos protegidos de situações maldosas. As nossas obras são vistas e queremos que o Senhor seja glorificado e santificado através delas.

A pior das hipóteses é sofrermos por causa da justiça. “Não tenhamos medo… é melhor padecer fazendo o bem”. O mundo está morto em seus próprios pecados, muitos corações estão cauterizados. A Bíblia alerta que podemos sofrer, ser retalhados, mas esse é um bom motivo para sofrer.

Quando olhamos para as “Bem aventuranças” presentes no sermão do monte, somos inspirados a andar pelo caminho da justiça, da humildade , da paz … e esse é o ideal de um discípulo de Cristo. Mesmo diante do sofrimento permaneceremos firmes.

3- Porque defende a fé (v. 15 )

15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós…

Nesse versículo, a palavra “responder” também pode ser traduzida por “defender”, vem do grego Apologia. Um discípulo também é um defensor, mas um defensor da fé, da esperança e por critérios bem definidos.

Defendemos com prontidão, “sempre preparados”. Defendemos a todos que pedirem. Portanto, é tempo de andarmos de olhos bem abertos enquanto fazemos o bem. Ao passo que iremos em direção das pessoas, nos relacionamos com elas, atendemos suas necessidades, elas verão o Senhor em nossas vidas, em como lidamos com as dificuldades, como vivemos em família e como profissionais… , e perguntarão, vão pedir, a razão da nossa fé.

Será o momento da defesa, mas com toda mansidão e respeito e tão somente sobre a esperança que há em nós. A minha esperança é Jesus, eu estou atento ao que o mundo tem vivido, a movimentações da política, do esporte, do crime, porém Cristo morreu pelos meus pecados, ressuscitou, me chamou para segui-lo e vivo o hoje com todas as minhas forças, mas com o foco no amanhã, na eternidade.

4- Porque mantém a consciência pura (v.16)

16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.

Fique esperto, vão falar mal de nós. Alguns por não entenderem, outros para nos prejudicar, porém, Pedro nos lembra que discípulos de Cristo já entregaram sua vida e reputação ao Senhor. Ele havia passado por isso, Paulo também, outros apóstolos, servos e servas através da história.

É essa boa consciência que o texto está falando, não para sermos obstinados nos erros, mas pela certeza de ser um discípulo que está fazendo a vontade de Deus com retidão, mansidão, respeito e bondade.

E ainda podemos confundir essas pessoas tendo em nós uma boa postura, mesmo diante das críticas. Pois fomos chamados para um caminho de integridade e comunhão com Deus. Por isso, importa falar e viver o evangelho.

5- CONCLUSÃO

É possível viver um padrão diferente e esse é o estilo de jogo de Jesus. Por isso, se ainda não és discípulo, tens a oportunidade de se tornar e tomar decisão de viver pelo que importa. Por quê? Ser discípulo de Jesus é bom, defende a fé e mantém a consciência pura.