Devocional

#19 Cristo: Cabeça da Igreja

Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia (Colossense 1:18)

Paulo afirma, na parte b de Efésios 5:23, que “Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador”; essa metáfora nos mostra que os cristãos, quando juntos, formam um corpo que está sendo aperfeiçoado em Jesus. 

O texto base nos revela pelo menos três afirmações de quem é Jesus em relação a sua amada igreja. A primeira é que Ele é A cabeça, ou seja, ele está diretamente ligado e pertencente ao corpo.

O versículo continua explanando que Cristo é o princípio, demonstrando que a igreja é cristocêntrica já que foi a partir de sua morte e ressurreição que o mistério, antes encoberto por Deus, foi revelado aos homens. 

Por fim, o texto finaliza dizendo que tudo é para que Jesus tenha supremacia sobre todas as coisas, ou seja, total e incontestável superioridade, uma inegável hegemonia. A definição de “total e incontestável autoridade” nos revela o que realmente o Filho do Homem deve ser sobre toda a sua igreja: seu único senhor e nada pode estar acima de seu governo.

 

Andrei Junior Souza Rosa

Presidente da Juventude Batista de Rondônia, Pastor da Igreja Batista Vida Nova em São Felipe D’Oeste-RO.