Devocional

#21 Cristo, a razão de servirmos a uma igreja local

“Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.” (At 2:44-45)

Você gosta de viajar? E de chegar em casa após um longo período fora? Se temos a oportunidade de dispor de um lar de fato, quando a situação desta segunda pergunta acontece, retornamos e notamos o quanto sentimos saudades daquele lugar. Não pelo lugar em si, mas porque somos invadidos por sentimentos de familiaridade, segurança, acolhimento, entre outros.

Esses com certeza eram alguns dos sentimentos da igreja primitiva em Atos, como os versículos em destaque nos mostram. “[…] estavam juntos e tinham tudo em comum. (vs. 44)” É assim que devemos buscar que sejam as nossas igrejas locais, pois precisamos deste lugar de crescimento mútuo. E também de um ambiente no qual sabemos que podemos receber acolhimento para retornar nossos caminhos ao Senhor quando estes estiverem se distanciando.

A vida em comunhão com os irmãos é marcada, por sua vez, pelo serviço mútuo, cada um exercendo os dons que o Espírito lhes concedeu. “Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.” (v.45). Ou seja, o resultado dessa comunhão é o compartilhamento e o serviço. A igreja local também é este lugar para oportunidade de serviço constante!

Mas a igreja primitiva em Atos ainda tem mais a nos ensinar. Note que, na passagem, o primeiro passo e a motivação para a formação da igreja não foram outros senão a profissão de fé em Cristo Jesus: “Todos os que creram […] (vs. 44)”. Os crentes, cada um por si, possuem comunhão com Cristo e essa comunhão se expande para o relacionamento entre eles.

Podemos servir a Deus em vários lugares, glorificá-lo em ambientes cristãos e não cristãos, de várias formas diferentes, mas são os nossos irmãos em Cristo que caminham com a gente que nos ajudam a crescer continuamente em santidade e serviço. E isso só é possível, quando Cristo é a razão. Sigamos prosseguindo em buscá-lo de forma que nossas igrejas sejam como lares para os nossos irmãos.

Rayane Correia (Recife, Pernambuco)

Membro da Igreja Evangélica Batista em Casa Amarela, da Secretaria Executiva da Jubape (Juventude Batista de Pernambuco) e da Coordenadoria de Capacitação da JBB