Devocional

#9. Cristo, a razão de cuidarmos uns dos outros

 “para que todos sejam um, Pai, como Tu és em mim e eu em Ti. Que eles sejam um em nós, para que o mundo creia que me enviaste” (Jo 17:21)

Seres humanos. A coisa mais linda, mas também a mais complicada, que Deus criou; tão diferentes, criados para partilhar a mesma criação! Que desafio! Mas eis um dos maiores tesouros da fé cristã: nosso Deus é Comunidade e cria para Si um Povo que deve refletir Quem Ele é – Comunidade. Nosso Deus que, ainda Um, é Três – a eterna relação de amor entre Pai, Filho e Espírito Santo. Não foi à toa que esse Deus Triúno concluiu que não era bom que o homem vivesse só. Eles sabiam disso muito bem. Não fomos criados para a solidão! E não fomos chamados para viver histórias isoladas e individualistas. Deus criou homem e mulher com o propósito de se multiplicar e encher a terra; chamou Abraão para fazer para Si um Povo – que encheria a terra da Sua Glória. Desde o princípio, fomos criados para ser um Corpo.

E que imagem mais bela Deus usou para nos explicar o Seu intento: em nosso corpo, realmente não há partes independentes das outras. Simplesmente, não há. Está tudo tão interconectado que uma infecção no menor dente acaba com o sossego e pode até levar o corpo inteiro à morte. É isso o que significa sermos Corpo de Cristo! Uma vez que entramos, pela fé em Jesus, para Sua família, abandonamos nossa caminhada independente e nos tornamos parte de algo que é muito maior do que cada um de nós. E, nesse algo, nesse Corpo, se um sofre, todos sofrem junto; se um vence, todos vencem junto – e todos, sempre, ligados, coordenados, cuidados e ajustados por nossa Cabeça, Cristo, nosso Senhor e Salvador. Foi assim que Deus planejou que fosse!

Cristo abriu mão da Eterna Comunhão para se fazer um de nós e vir nos mostrar como essa relação é, o que ela significa, e nos chamar a também viver assim – primeiro, em união com nossa Cabeça; mas, segundo, com nosso próximo. Um convite para o amor: a todo ser humano que carrega a Imago Dei; mas, especialmente, àqueles que, em Cristo, compõe o Seu Corpo conosco. Quando um sofre, todos devemos sofrer junto. Quando um se alegra, todos devemos nos alegrar junto. Porque é assim que nosso Deus é; e porque é por meio da nossa Unidade que o mundo conhecerá a Unidade e o Amor do nosso Deus e, assim, crerá no Pai que envia o Filho e outorga o Santo Espírito para estender amor à humanidade.

Que mais do que qualquer outra coisa – filosofia, teologia, sociologia, compreensões políticas ou ideológicas – seja o Amor do Deus Triúno, Aquele que é nossa Cabeça, aquilo que nos une e que resplandece através da nossa Unidade. Um cuidando do outro, para que o mundo O conheça e O adore.

Aline Silva Ramos
Macapá, Amapá
Membro da Igreja Batista Central, Vice-presidente da Juventude Batista Amapaense (JUBAP), Membro da Coordenadoria de Capacitação da JBB.