Devocional
#7 Cristo: em quem tudo foi criado
“pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis” (Cl 1:16.a)
Paulo começa sua carta escrevendo aos Colossenses com bastante alegria pelo testemunho de fé que esse povo traz e do amor recíproco entre eles. E mais à frente, declara veemente a supremacia de Cristo.
Dentre os atributos citados para o primogênito, cita que Nele foram criadas todas as coisas. Paulo fala da importância da adoração ao único criador, pois o resto é tudo criatura, já que [todas] as coisas, nos céus e na terra, são obras de Suas mãos. Note que Cristo é de detalhes, não deixa passar nada despercebido. Nada, nenhum lugar e ninguém é omitido, nem as coisas visíveis, nem as invisíveis.
Quando lemos a palavra “criação”, não podemos simplesmente dizer que se refere ao narrado em Gênesis. Deus está criando de novo, através de e em Cristo. Em Efésios 2:10, Paulo também diz que somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus.
Em João 1:12, nos é dado uma promessa, de que quando o recebemos como Senhor e cremos em Seu nome, dar-se o privilégio de não sermos mais criatura, e sim de sermos chamados de [filhos de Deus], nascidos do Pai. Pois, enquanto criatura, estávamos vivendo longe do Criador, e agora não só estamos perto, como somos filhos e estamos sendo conformados à sua imagem [nova criatura].
Davison Rodrigues Batista
Manaus, Amazonas
Membro da Igreja Batista Boas Novas, Seminarista no Seminário Batista Amazônico Eurico Nelson – SEBAEN, Líder de Juventude na igreja local e Presidente da Juventude Batista do Amazonas – JUBAAM