Devocional

#13 Vivendo como nova criação

Texto bíblico de referência: 2 Coríntios 5.1-18; Jo 3.1-16

Autor: Rebecca Araujo mora em Vargem Alta e em Vitória, ambas cidades do Espírito Santo. É membro da Primeira Igreja Batista em Vargem Alta. Atualmente é coordenadora de Oração e Intercessão da Juventude Batista Capixaba (JUBAC) e integra a equipe Ela, Vida & Missão, da UFMBB. Além disso, é mestranda em Letras e professora de Língua Portuguesa.

Nos primeiros versículos de João 3, lemos sobre a visita que um dos líderes dos judeus, Nicodemos, fez a Jesus em uma noite. Naquela ocasião, o fariseu reconheceu que Jesus era alguém que havia sido enviado por Deus, porque acreditava que todos os milagres realizados por ele só poderiam vir da parte de Deus. No entanto, ele ainda não havia se encontrado, de fato, com Cristo. Era apenas um observador dos feitos dele.

Jesus, conhecendo os mais íntimos pensamentos de Nicodemos, logo diz: “[…] ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo” (Jo 3.3). Tal resposta soa um tanto destoante do rumo que a conversa parecia estar tomando, mas a verdade é que ela tem tudo a ver. Sabe por quê? Porque Jesus queria mostrar-lhe além do que os olhos naturais dele viam, levando-o a perceber que ele era o filho de Deus, o único capaz de dar vida, e vida eterna, aos homens, por amor (Jo 3.16). E ele queria dar nova vida a Nicodemos.

Para isso, aquele homem precisaria nascer de novo, não outra vez da barriga de uma mulher (Jo 3.4), mas tornar-se uma nova criatura por meio da fé em Jesus. E não só tornar-se, mas viver como tal. Hoje, Jesus continua a dizer que “é preciso nascer de novo”, mesmo àqueles que, como Nicodemos, conhecem a Palavra, mas estão presos à religiosidade.

Você já nasceu de novo verdadeiramente? Anos na igreja não salvam. Ser filho de crente muito menos. Conhecer a Jesus e ver os seus feitos também não são quesitos suficientes. É preciso crer e se permitir ser mudado por ele. É preciso nascer de novo tanto quanto é necessária uma roupa nova quando a velha já está rasgada e não nos cabe mais. “Ninguém corta um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha. Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha” (Lc 5.36).

Nascer de novo significa reconhecer-se como pecador, deixando para trás tudo o que nos afasta de Jesus. Nascer de novo também significa rever as nossas vontades e opiniões, submetendo-as a Jesus, para que o querer dele seja realizado. Nascer de novo significa tornar-se uma nova criatura (1Co 5.17), a qual tem a mente renovada, um coração e um espírito novo, o Espírito de Deus, que nos leva a agir segundo a vontade dele (Ez 36.26-27). Significa recomeçar, assumindo o lugar de filho e amigo de Deus, alguém que foi reconciliado com o pai e, por isso, passa a reconciliar outros com ele (1Co 5.18).

A decisão é nossa: permanecer com a velha roupa ou aceitar que tudo seja novo. Quando aceitamos a última opção, nossa vida fica leve. Nós passamos a usufruir de maneira abundante da presença de Cristo já aqui na terra.

Querido jovem, um dia, todo corpo terreno será desfeito, este em que habitamos neste mundo. Mas aqueles que creem em Jesus e se tornaram nova criatura receberão uma nova moradia, um corpo celestial, que será eterno. Enquanto estamos aqui, passamos por aflições e anseios, mas se temos Jesus, aquele que nos deu vida, então vivemos com alegria, apesar dos pesares, e esperança de que ele voltará para nos buscar. Tudo isso com ânimo, porque vivemos pela fé, e não pelo que vemos. Se você entende que precisa disso, peça a Jesus que lhe dê um novo coração, o seu Espírito e vestes novas. Não há nada melhor do que ser uma nova criatura, ter vida nova e certeza da vida eterna.

Motivo de oração relacionado ao tema: Ore por arrependimento e mudança de coração. Jesus é o único que pode mudar nossa vida.

Colocando em prática: Coloque no papel as atitudes que julga ainda não serem compatíveis com aquelas que Jesus espera de você. Ao lado, liste aquelas que agradam a Deus e que podem substituir as primeiras. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a mudar a partir daquilo que escreveu.

Sugestão de música: “Eu nasci de novo”, Diante do Trono (Cover Daniel Maia)

https://www.youtube.com/watch?v=QOrxROSmU7k