Devocional

#14 Confiando nas misericórdias que se renovam

Autora: Jhussyenna Reis de Oliveira, de Timon/MA, membro da Igreja Batista Restauração em Timon (IBR), Presidente da Juventude Batista Piauiense (Jubapi), Líder do Ministério de Comunicação IBR, Cantora no Ministério de Louvor da IBR

Texto inspirativo: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22-23)

Incrível é pensar nesse texto e em tudo que temos vivido hoje! Quão fantásticas são as palavras de Jeremias para as batalhas diárias que enfrentamos como jovens cristãos em um mundo tão perverso. É certo que você já sabe que há profundo pesar e sofrimento relatado em todo o livro de Lamentações, mas veja que esse verso, em especial, concentra justamente uma espécie de catarse!

Sim, lembra da literatura lá em Aristóteles? É exatamente assim que eu me senti lendo esse trecho agora para escrever esta reflexão: foi um momento de virada de chave no sofrimento, foi o momento de libertação do aprisionamento da dor e, digo mais, esses versos revelam a entrada em um estágio mais profundo e (provavelmente) o mais desejado de uma vida com Cristo Jesus.

Agora, deixe-me explicar um pouco melhor. A situação de Jeremias era caótica, ele estava fraco e derrotado fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. E foi nesse contexto que ele conseguiu chegar a uma conclusão em Cristo: era preciso renovar a sua esperança e fortalecer a sua fé imediatamente! Porém, meus amigos, vamos admitir: no meio do deserto não é nada fácil ter um esclarecimento sobre as soluções para as nossas dificuldades.

Quem já está com muita sede acaba tendo suas capacidades físicas afetadas e pode não conseguir raciocinar com exatidão para traçar um plano e chegar até a fonte de água. Eu sei que foi golpe baixo esse meu exemplo, mas a verdade é que em meio ao sofrimento somos extremamente fracos e facilmente sucumbimos a ele. Portanto, Jeremias estava completamente certo: era preciso renovar a sua fé. Assim, ele começou a trazer à memória aquilo que representava esperança e passou a lembrar das bençãos e livramentos do Senhor dia após dia.

O que ele fez foi estimular o seu espírito, fortalecendo-o e, desta forma, iria fortalecer todas as outras áreas de sua vida. O resultado desta pequena atitude foi um coração cheio de Deus, porque ao parar e enumerar as misericórdias do Senhor, o profeta percebeu de uma forma concreta o poder de Deus manifestado em sua vida.

Meus irmãos, na maioria das vezes, em meio às nossas batalhas, é exatamente disso que precisamos! É este exercício simples de fé diária que pode mudar a tua vida espiritual para sempre, ou seja, um verdadeiro divisor de águas. Acredite, você mesmo pode encerrar essa leitura e tomar essa decisão poderosa ainda hoje!

Vou te contar um testemunho: no começo deste ano eu fiquei sem emprego e estávamos organizando o congresso estadual da juventude. Era um momento importante, mas não havia uma equipe ainda, era tudo um sonho em janeiro, o mesmo mês em que eu soube que cancelaram meu contrato e fiquei muito triste. Todos os dias eu fingia que estava bem, mas estava triste; fiz seleções durante a correria do evento e segui em frente. Ao final, na semana do congresso, eu fui chamada para ‘começar’ a realizar um dos meus sonhos que é ser professora universitária e eu fiquei: “Senhor, como tu és perfeito! Eu fiquei desempregada na hora certa, eu preciso aprender a confiar TODO DIA em ti”.

Amigo, quando eu digo ‘todo dia’ estou falando muito sério e Jeremias também: se as misericórdias se renovam cotidianamente significa que jamais e por toda a eternidade a mão do Senhor estará sobre ti. Amém?

Motivo de Oração: Separe um momento especial nesse dia para dedicar gratidão a Deus, ore agradecendo pelos livramentos visíveis e invisíveis na tua vida e de sua família.

Colocando em Prática: Eu te desafio a inserir um hábito na sua rotina a partir de hoje com base no texto que refletimos. Todos os dias, na sua devocional, inicie suas anotações ou mesmo sua agenda da semana com um motivo de gratidão ao Senhor.

Música para inspirar: Eu te convido a conhecer essa canção que marcou o início do meu ano. Confiar em Deus é um exercício diário e enquanto não entendermos isso nossa fé não avançará. Música Confiarei (Ministério Amei)

https://www.youtube.com/watch?v=3SI2QfnFUVg