Devocional

#24 Passando o cajado da vocação pastoral para a nova geração

Autor: Pr. Matheus Simões, pastor na Igreja Batista Graça e Paz em Divinópolis-MG, presidente da Juventude Batista Mineira.

Texto inspirativo: “Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês; e, considerando atentamente o fim da vida deles, imitem a fé que tiveram. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:7-8)

É lindo ver que Deus continua chamando vocacionados à sua obra. A beleza dos tempos novos é ver pessoas novas servindo à sua própria geração. Assim como eu, muitos pastores foram vocacionados na sua juventude e servem, desde então, com características únicas de sua geração. Os tempos passam, coisas novas surgem, estratégias diferentes e formas diferentes são utilizadas, mas a essência jamais muda.

O autor de Hebreus, ao encerrar a sua carta, faz um lembrete aos seus leitores. Os tempos mudam, mas não podemos desvalorizar os nossos antecessores, precisamos honrar aqueles que pavimentaram o caminho para nós. É preciso reconhecer a importância das gerações e buscar pacificar todo e qualquer conflito pela honra. O autor de Hebreus escreve a forma de fazermos isso: lembrar dos nossos líderes (manter na memória), considerar atentamente o exemplo deles e imitar a sua fé.

Isaac Newton certa vez disse: “Se vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” A marca fundamental dos líderes citados pelo autor de Hebreus era sua fé em Jesus. Os tempos eram outros, ainda assim, quem mais ensinou não foram as estratégias do tempo, mas a fé em Jesus, porque Ele é a nossa rocha. O versículo 8 nos mostra a razão: Porque Ele não muda!

É verdade que “já não se fazem pastores como antigamente”, pois as igrejas não são mais como antigamente.  Sendo assim, aprendemos que os tempos mudam, as formas se alteram, as pessoas passam, mas o Senhor permanece o mesmo. A forma se altera, as pessoas passam, mas a essência se mantém.

O que une as gerações e promove a passagem de bastão é a Rocha que não muda, Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ao compasso dos tempos, seja qual for o momento, o Senhor é a nossa Rocha, nossa fortaleza e fundamento. Ancorados nEle, permanecemos confiantes em Cristo, sem perder a relevância temporal, permitindo que as novas gerações sejam protagonistas do seu próprio tempo.

Motivo de oração: Ore para que Deus coloque grandes referências de líderes em seu caminho, e que você consiga considerar o exemplo deles e imitar a fé.

Colocando em prática: Valorize a trajetória dos seus antecessores e aprenda com eles a confiar em Jesus que guia e conduz a história.

Música para reflexão: Tu, Porém (Marco Telles) – https://youtu.be/jpCt2lJjiSM