Devocional

#25 Despertando uma nova geração para o amor pelos povos não alcançados: No lugar do outro, enxergo meus privilégios e promovo a obra missionária

Autor: Gilberto Gil de Oliveira Junior, Segunda Igreja Batista em Piedade – SP, Ex-presidente da JUBESP – Juventude Batista do Estado de São Paulo.

Texto inspirativo: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (Atos 1.8)

Você alguma vez já parou para pensar em quantas pessoas ainda não ouviram sobre o evangelho? Já ouviu informações sobre quantos povos ainda não conhecem a Jesus? Existem mais de 7.000 povos não alcançados, mais de 4 bilhões de pessoas que nunca ouviram falar de Cristo, muitas delas localizadas em países de difícil acesso onde missionários sofrem diariamente perseguições e enfrentam grandes restrições para anunciar o Reino de Deus.

Tá, mas qual é o meu papel diante desta situação? Como cristãos recebemos a missão de anunciar o evangelho e essa tarefa pode ser exercida de várias formas: ir, ofertar, orar e mobilizar. Muitas vezes, você pode não ter condições de ir até um país distante para ser missionário, pode não ter condições de ofertar financeiramente, mas você não só pode, como deve, orar e mobilizar pessoas para que a missão seja completada.

Para entendermos a importância de se alcançar vidas, precisamos refletir em quantos privilégios nós temos por viver em um país onde temos total liberdade para anunciar o evangelho. Imagine por um momento, e se fossemos proibidos de falar sobre Jesus? E se vivêssemos sem ter a alegria de Cristo em nossa vida e não tivéssemos ninguém para nos mostrar essa alegria? É difícil até de pensar, não é? Nos colocando no lugar do outro, conseguimos entender um pouco de suas necessidades e de seus sentimentos. Pois bem, é assim que vivem muitas pessoas em nosso mundo.

Quando olhamos para além do nosso umbigo, temos uma dimensão do sofrimento do próximo, temos uma noção das necessidades e anseios das pessoas. Por isso, te desafio hoje a não se contentar que apenas você e as pessoas que você conhece tenham a verdadeira alegria de Cristo, saiba que do outro lado do mundo existem almas que precisam receber a Vida Eterna e é sua responsabilidade garantir que isso aconteça, é seu dever incentivar as pessoas a amarem aqueles que ainda não possuem o verdadeiro amor de Cristo.

Motivo de Oração: Ore para que Deus desperte a juventude para olhar além dos seus próprios interesses e amar as pessoas que nunca ouviram falar de Cristo.

Colocando em prática: Fomente missões em sua igreja e juventude local, incentive as pessoas a participarem da obra missionária, seja através das ofertas, orações, mobilização ou até indo aos campos.

Música para reflexão: Até que Ele Venha (Alexandre Magnani) https://www.youtube.com/watch?v=JZOkpuanM9w