Devocional

#26 Me Leva pra Casa: Consolados para consolar

Autor: Ryvando Barbosa, natural da cidade de Pedra Branca na Paraíba, membro da Primeira Igreja Batista em Campina Grande/PB (PIBCG), líder da Juventude Batista da Paraíba (JUBAÍBA).

Texto inspirativo: “Ele lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 21.4)

Querido leitor, hoje gostaria de falar sobre a consolação. Trabalho na liderança de jovens desde o ano de 2005 e em todos esses anos o problema mais recorrente voltou-se às questões com o sofrimento.

Em algum momento da vida, todos nós precisamos ser consolados. Em situações difíceis, procuramos por paz e conforto, e há uma fonte de consolo que nunca falha: Deus.

O livro de apocalipse nos mostra um Deus que nos levará de volta para o nosso lar e que, com o cuidado de um Pai amoroso, enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Já pensou poder ter um coração e uma vida sem o peso das feridas, cicatrizes e pecados? Pois é, isso se fará logo que retornarmos para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído, nossa casa, nosso lar celestial.

Haverá um dia em que o sofrimento terá um fim e o próprio Deus nos consolará. Mas, enquanto esse alívio definitivo não chega, podemos partilhar nossa dor com nossos irmãos. Isso nos traz refrigério ao mesmo tempo que nos proporciona esperança de que o choro durará apenas uma noite.

Ser consolado é uma dádiva. Servir de consolo é um privilégio. Na Bíblia, o apóstolo Paulo escreve em 2 Coríntios 1.3-4: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que sentimos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações”. Essas palavras nos lembram que Deus é a fonte de toda consolação e que Ele nos consola para que possamos consolar os outros.

Quando consolados por Deus, somos, então, habilitados a consolar os outros. Lembre-se, querido leitor, de que você não está sozinho em suas tribulações. Deus está sempre presente e é a fonte de toda consolação. E de que também temos uns aos outros para encontrarmos conforto em Deus. Que Deus te abençoe e te console hoje e sempre. Amém.

Motivo de oração: Pare agora e ore para que Deus levante jovens em nossas igrejas que estejam dispostos a ouvir e aconselhar outros jovens.

Colocando em prática: Nós somos aqueles que podem confortar os que estão passando por dificuldades, oferecendo-lhes palavras de encorajamento e orando por eles. O desafio de hoje é para que você inicie uma conversa com alguém, a fim de que seja canal que proporciona paz e conforto a essa pessoa.

Música para reflexão: Para nos ajudar a entender que Deus nos levará para casa e seremos consolados definitivamente, busquemos inspiração na música “Me leva pra casa”, de Israel Subirá: ( https://www.youtube.com/watch?v=80SJ8XHqKqM)