Devocional

#3 Um chamado a ser zelosos e perseverantes na missão intergeracional

Um chamado a ser zelosos e perseverantes na missão intergeracional

 

Autor: Ricardo Alencar, reside em Imperatriz – Maranhão, é casado com Tereza Maria e pai da Elis. É pastor da Igreja Batista Vila Vitória, Assistente Social, líder do ministério de música Som do Espírito, diretor da Conferência Iluminados e Escola de Ministérios, têm aperfeiçoamento missionário pela Eted – Jocum, escola de avivamento Clamor pelas nações e liderança avançada pelo Instituto Haggai Brasil, Diretor e Professor do Seminário Teológico Batista Sul Maranhense – STBSM e Presidente da Juventude Batista Sul Maranhense – Jubasma.

 

Texto inspirativo: “Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos.” (Deuteronômio 6.6-7)

 

O Evangelho não é uma ideia contemporânea, mas uma história que conta a missão de um Deus Eterno. O Senhor nos chamou para uma missão importante, mais importante que a nossa própria vida. Há algo interessante na vida cristã: que não dá para seguir a caminhada se o coração não estiver queimando por Deus. Este foi o caso dos discípulos no caminho de Emaús – enquanto lidavam com a Palavra, seus corações eram aquecidos.

 As palavras dessa história que devemos anunciar, ensinar e tornar conhecida promovem dentro do nosso interior um zelo ardente de obediência e o impulsionar do cumprimento da missão que nos foi confiada. São palavras inoculadas nos corações dos filhos de Deus e esses as proclamam em todas as oportunidades possíveis, amando-as da maneira mais forte que se pode amar.

Quero lhe contar rapidamente a história de John Stephen Akhwari, um jovem maratonista. Ele viajou para competir uma maratona, porém, por algum motivo tropeçou e caiu, quebrando o braço e deslocando o ombro. Ele se levantou com muita dificuldade e, mesmo em passos lentos, voltou a competir, chegando portanto em último lugar. Ao final da maratona, os repórteres correram para entrevistá-lo e perguntaram: “Por que você continuou até o final da corrida sabendo que não ganharia?” Ele olhou para o repórter que lhe fez a pergunta e respondeu: “Porque o meu pai não me enviou mais de cinco mil quilômetros para ganhar uma maratona, mas para terminá-la”.

Com o coração em chamas, devemos expressivamente e de forma diligente ensinar a Palavra de Deus, com simplicidade e até ilustrações; em qualquer dia, hora e lugar – seja à mesa, no parque, no futebol, em qualquer lugar mesmo. Seja cuidadoso, tenha ânimo e termine a corrida!

 

Motivo de Oração: Para que as pessoas que nos ouvem também tenham os seus corações aquecidos com a Palavra da verdade, conhecendo profundamente a história de Deus e os motivos pelo qual ele as ama.

 

Colocando em prática: Escolha alguém e fale da Palavra de Deus onde você estiver.

 

Música para reflexão: Uma geração e um sonho (Som do Espírito/Ricardo Alencar)

https://www.youtube.com/watch?v=eYcS95sKqfo