Devocional

#8 Um chamado à discipular a nova geração

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.”

(Deuteronômio 6:5-7)

Valdevan Lucas – Igreja Batista do Córrego do Jenipapo, Recife-PE, pastor.

            É nítido que uma das principais formas de ação que Deus usa para publicitar a sua vontade ao mundo é o ensino discipulador e relacional, provamos isso com o texto base, quando ainda na fase inicial da formação de seu povo, ele ordena como princípio fundamental o ensino, inclusive entre as gerações. É possível perceber com o modus operandi de Jesus que usava principalmente o discipulado como uma forma responsável e eficaz de ensino da vontade de Deus, afinal, foi através do convívio, na caminhada cotidiana, que os doze discípulos e todos quantos lhe seguiam creram nela e foram salvos, bem como se tornaram os líderes da igreja que ora se fundava.

            Assim como ensinado no texto de Deuteronômio, e pela ordenança da grande comissão, bem como pelo exemplo de Jesus, é uma responsabilidade nossa o ensino discipulador tanto para proclamação do evangelho, como para formação de novas lideranças. Talvez uma das principais características e funções de um líder seja formar uma nova liderança, um sucessor. Se hoje estamos aqui, com acesso a Palavra, conhecendo esse Deus que ultrapassa o tempo, é porque as lideranças foram passando de geração em geração os seus ensinamentos. Não podemos negligenciar nossa missão, o chamado ao discipulado veio do próprio Jesus para nós, para toda sua igreja.

            Torna-se vital para a Igreja de Cristo o compromisso com o discipulado geracional, e não é preciso esperar que a geração que nos antecedeu faça isso, precisa partir de nós como integrantes dessa nova geração o despertamento para uma prática urgente e necessária, de ensinar para aos novos aquilo que deve ser ensinado aos outros que ainda virão, e assim teremos a garantia de um evangelho geracional.

Motivo de oração: Pela responsabilidade geracional nas igrejas e na denominação;

Desafio: Pedir a Deus/identificar um potencial líder/discipulando e orar intencionalmente por ele;

Música: Despedida – Discípulos.( https://www.youtube.com/watch?v=NmQCaWjy_1s )