Devocional

#9 Uma promessa de usar as novas gerações

Autor: Pr. Temoteo Santos, membro na PIB de Paracambi/RJ, foi membro do Conselho da JUBERJ por 11 anos, vice-presidente em 3 mandatos, presidente em um mandato. Casado com Jennifer Sales Candido dos Santos, pai de duas lindas meninas, Rebecca e Ruth. Foi presidente da Jubacol, Juventude Batista da Costa Leste, Maricá, RJ. Pregador, discipulador e mentor no curso Juventude em Movimento. Pastor de faixa etárias e de Missões, Comunhão, discipulado, serviço e adoração. Músico, e Servo.

Texto inspirativo: “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol” (Eclesiastes 1:9)

A vida diária é cercada de indecisões e incertezas. Sempre pensamos que há algo novo a acontecer, mas a realidade é que a vida “é uma tremenda” roda gigante. Entender os propósitos de Deus é um bom primeiro passo para caminhar em uma direção sólida, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor, como já diz a própria Bíblia Sagrada.

Se olharmos com carinho a narrativa bíblica, entenderemos como Deus sempre quis se relacionar com o homem. Ele o visita no jardim, ele o acompanha no seu primeiro dia de trabalho, ele o ensina como dar seus primeiros passos, como dar nome aos animais, o estimula a crescer, dá o alimento, dá o crescimento e o amadurecimento, dá ao homem uma companheira, e agora Deus começa a se relacionar com a Humanidade, homem e mulher, a criação de Deus, que ele visita, de onde Ele, o próprio Deus é conhecido.

Deus vê toda a trajetória do primeiro homem, e também o vê pecar. Deus tem a oportunidade de começar TUDO NOVO DE NOVO, só que não. Ele perdoa o homem. Sim, o pecado gera a consequência da morte, mas Deus começa a caminhada do zero – e assim com Noé, e assim com Moisés e tantas e tantas outras vezes, o Senhor perdoa o homem independente de seu pecado, Deus o perdoa e, novamente realiza um CHAMADO a humanidade.

No meio de tudo isso, surge uma promessa. Dentre tantas e tantas vistas ao longo de todo o primeiro testamento, surgem promessas. A promessa é Cristo, e Isaías fala sobre isso, veja bem: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6)

A chama está acesa, Jesus virá, mas que é Jesus? Jesus é a Promessa, Jesus é a esperança, Jesus é a vida. Quem é Jesus? Jesus é a oportunidade de fazer TUDO NOVO DE NOVO. Jesus é vida, e onde existe vida existe esperança. Nele, Cristo, temos total entendimento do que a história do primeiro testamento revela, de que nunca foi o desejo de Deus ter o homem fora do seu ciclo relacional, de que um chamado intergeracional pode tornar aquilo que geraria rompimento eterno em ligação direta com o Pai.

Deus fez sua escolha, e em todas elas escolheu estar junto do homem, Ele tinha um plano, Jesus, Deus em forma humana, e Ele se entrega por todos nós. Isso gera em nós uma Esperança encontrada em Apocalipse 5:4-5: “Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos“.

Jesus Retornará para buscar a sua igreja. E nós iremos juntos! O que nos leva a refletir hoje sobre nossas vidas. Quem somos diante de Deus, o que pensamos, o que fazemos, como fazemos? A vida é repleta de interrogações que Cristo na Cruz já levou, o peso do pecado Ele levou, e hoje a condenação já não está mais sobre você. Permita-se viver um dia novo, permita-se recomeçar, permita-se viver TUDO NOVO DE NOVO.

Motivo de oração: Ore ao Senhor pedindo Graça para suportar as pressões do dia a dia.

Colocando em prática: Pegue papel e caneta! Escreva a sua trajetória de vida e tente entender quantas vezes pensou em desistir e o Espírito Santo falou em seu coração! Leia o texto de 2 Coríntios 12:10 “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.”

Música para reflexão: Tudo Novo – Arautos do Rei. (https://youtu.be/Q6V92PzabX8)