Devocional

Tudo novo de novo

  1. Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. 2 Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. Romanos 12:1-2 (NVT)

           Por Jades da Cunha e Silva Jr[1]

Introdução

Romanos é um importante documento Bíblico, Se os escritos do Novo Testamento estivessem perdidos, a síntese realizada por Paulo serviria para resgatar os apontamentos que estão contidos em toda a Bíblia desde a queda até a redenção em Cristo. Portanto, Romanos é essencial para compreendermos este princípio.

A primeira tese da origem dessa igreja foi estabelecida pelos judeus ou prosélitos de Roma, convertidos na Festa do Pentecostes em Jerusalém no ano 30 d.C., os quais retornaram à capital do império para plantar a igreja (At 2.10). Em Roma estava o maior centro judaico do mundo antigo. Havia mais de treze comunidades sinagogais na cidade. Mantinham um contato intenso com Jerusalém.

Para o NOVO Entregue-se totalmente à Deus!

  1. Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês.

Neste trecho, após discorrer sobre salvação e misericórdia de Deus para com seu povo, Paulo falando aos crentes em Roma suplica (com autoridade) que entreguem seu CORPO DEFINITIVAMENTE à Deus. O nosso corpo, símbolo de nossa existência, não deve ser adorado, mas, deve ser SUBMETIDO inteiramente à Deus. Em uma sociedade estética há muita adoração ao corpo, por outro lado, isto não significa que deixemos de cuidar do nosso corpo para mantê-lo saudável.

Isto é: devemos entregar nosso corpo, alma e espírito à Deus. Só assim podemos viver uma nova vida. Isto contrasta com a velha vida vivida na carne (natureza humana da desobediência à Deus.)  Essa entrega é INTEGRAL, COMPLETA e DEFINITIVA. “Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo.” (12.1b).

  1. Não Imite a velha natureza

1b … Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo.”

E este corpo deve ser entregue à Deus como sacrifício de duas maneiras:

Vivo -> em contraste com os sacrifícios que exigiam a morte. Este acontece vivendo a existência, ou seja, não é preciso morrer a vida, para viver para Deus. Após a nossa salvação em Cristo, temos a vida inteira para servi-lo até o dia de nossa morte.

Santo -> porque vivemos neste mundo, mas, não somos pertencentes à natureza deste mundo. Porque o mundo jaz no maligno (Joao 5.19), e nós estamos em Cristo (2 corintios 5.17). A Biblia nos lembra que “sem santidade ninguém verá ao Senhor”(Hb 12.14), portanto a obra de santificação é necessária à vida daqueles que desejam viver no Espirito.

Deus não espera de nós sacrifícios de maneira qualquer, mas, à semelhança do Antigo Testamento (uma sombra do sacrifício de Cristo) um sacrifício excelente. Em gratidão ao sacrifício operado por Cristo na Cruz.

  1. Não Imite a velha natureza

2a “Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo”

A palavra empregada por Paulo é SCHEMA, que significa estrutura. Aqui Paulo exorta os crentes à não adotarem a mesma estrutura de pensamento deste mundo. Porque nosso comportamento segue o nosso esquema de pensamento. A mudança de comportamento passa pela mudança do modo de pensar, sem esta mudança, a tentativa de mudar o comportamento apenas pela instalação de novas rotinas, não perdura.

É preciso fazermos uma auto-critica, no sentido de identificarmos quais sãos os nossos comportamentos que precisam mudar, porque não estão alinhados com a vida nova em Cristo.

  1. Nova – Mente Experimenta a vontade de Deus

2b … mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês.

Por isso, é preciso, entender, que não dá para ter uma nova natureza, fruto de uma “mentalidade velha”. Constantemente os líderes são procurados por pessoas que dizem: “como faço para saber se estou dentro da vontade de Deus?” Normalmente a resposta tem haver com a necessidade de se buscar mais de Deus. É nesta direção que Paulo segue.

É preciso alimentar o seu espírito com as coisas de Deus (devocional, oração, meditação na Palavra, cultos comunitários, etc), assim você será fortalecido(a).

Só é possível experimentar a vontade de Deus em nossas vidas, se a nossa mente for transformada por Deus. A fim de que tenhamos a mesma mente que Cristo, em outras palavras uma vida no Espírito. Que segue na obediência à Deus mesmo em meio à grande dor.

 

 

CAIXA DE FERRAMENTAS

LIVROS:

– Em busca da Santidade. Ivenio dos Santos
– Ser é o bastante – Carlinho Queiroz
– Ateísmo Crsito – Augusto Nicodemos
– Igreja Centrada – Timoty Keller

 

PERGUNTAS IMPORTANTES

– De que maneira você tem vivido à sua vida? À maneira de Cristo ou à velha natureza?

– Quais estratégias você tem usado para renovar a sua mente?

– Os sentidos influenciam e alimentam a mente, quais são os alimentos que você tem ingerido (mídia, streaming, etc).

– Quais as características deste mundo, que ainda permanecem em seu comportamento, que tal orar agora pedindo à Deus que lhe ajude com isso?

 

[1] Jades é casado com Carol há 25 anos, e pai de Driele, Elaine, Poli, Alana e Emily. Pastor efetivo na Igreja Batista Imperial (em Recife) há 13 anos, psicólogo voluntário na Cristolândia Pernambuco e Professor na Faculdade STBNB, e mestrando em Teologia em Praxis Comunitária em Aconselhamento Pastoral à Vítimas de Violência Sexual Infantil pela FABAPAR.