Sermão

Boas e Novas Notícias

Texto: Lucas 2:9-14

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:

Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.

E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:

Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.

Autor: Alessandro Bana – Pastor – Primeira Igreja Batista em Pontes e Lacerda-MT.

 

Introdução:

Vivemos dias onde somos constantemente bombardeados com más notícias. Quando olhamos para a sociedade, para a internet, para o noticiário, temos a impressão de que em algum momento seremos atingidos por algum mal, e por vezes somos.

Na verdade, temos sido atingidos direta ou indiretamente com todo o mal que há ao nosso redor, sabemos que o mundo jaz do maligno (I João 5:9) e à partir dessa condição somos de fato afetados.

Hoje em dia com a tecnologia temos acesso à muita informação rápida e instantânea, onde enchemos nossa mente; mas ao mesmo tempo ter informação, não quer dizer que temos sabedoria ou conteúdos de boa qualidade que irão forjar quem somos.

Informação sem conhecimento, informação sem sabedoria, só tende à gerar em nós insegurança, medo, ignorância e ansiedade.

A juventude tem, em sua maioria, o anseio de viver algo novo, seja na sua vida emocional, profissional, ou como estudante. Viver algo novo é viver com base em novas experiências e encher o coração de expectativas.

A questão não é apenas viver coisas coisas todos os dias, é sim viver o novo que já foi reservado para nós em Cristo Jesus. Quando somos apresentados ao evangelho, vivemos novidade de vida em todo tempo, temos à nosso dispor boas e novas notícias todos os dias!

 

1 – As boas novas do Evangelho tem o poder de nos tirar o medo.

Vemos em Lucas 2, que o anjo desceu e a glória de Deus brilhou ao redor dos pastores, houve um momento de temor e de até pavor, é normal, pois era uma experiência sobrenatural que aqueles homens estavam vivenciando.

Porém a mensagem do anjo era uma boa nova de grande alegria para eles e para todo o povo.

O conteúdo da mensagem é o nascimento de uma criança que está envolta em faixas, deitada numa manjedoura. Essa criança, entretanto, é o Salvador, o Cristo, o Senhor. Ele veio para salvar o seu povo. E o Messias prometido, o Senhor dos senhores e o Rei dos reis.

Quando recebemos as boas novas, o evangelho tem esse poder de nos tirar do medo. Pois paramos de olhar para as circunstâncias que nos cercam e olhamos para cima, para Cristo e suas maravilhosas promessas de vida, de restauração e salvação.

Temos novidade de vida em Cristo Jesus, o amor dEle lança fora todo o medo (I Jo. 4:18).

 

2 – As boas novas do Evangelho geram em nós alegria verdadeira.

Ainda em Lucas 2 versos 13 e 14, vemos que os céus cobriram-se de anjos, as nuvens transformaram-se em partituras musicais e uma música excelsa ecoou das alturas, o Gloria in Excelsis. O nascimento do Salvador trouxe glória a Deus no céu e paz na terra entre os homens.

A busca pela felicidade é o que muitos fazem hoje. Buscam em pessoas, em bens materiais, em “status” social, em mídias sociais. Uma busca para preencher o vazio de suas almas.

Felicidade e alegria verdadeira encontramos somente em Cristo Jesus. A palavra evangelho sempre significou boas notícias. Deus não usou uma palavra nova para inserir o seu plano de salvação neste mundo, mas sim uma palavra já conhecida pelo povo na época. Nos dias do império romano, quando se ouvia a palavra evangelho, todos esperavam alguma boa notícia vinda do imperador para alegrar o povo.

Quando Jesus Cristo veio à esta terra, Deus estava dizendo ao mundo que tinha uma boa notícia de grande alegria para toda a humanidade. Não se tratava do nascimento do filho do imperador, e sim do Filho de Deus; Não se tratava da visita do rei ou imperador àquela cidade, mas sim da vinda do Grande Rei, o Messias, chamado Emanuel, “Deus Conosco”, para habitar com o seu povo para sempre.

Usando o termo Evangelho, Deus estava dizendo aos homens que tinha uma boa notícia, melhor que a dos homens; Boas Novas celestiais, o Evangelho que traz a verdadeira alegria que gera em nós paz e esperança.

 

3 – As boas novas do Evangelho sempre serão novas.

O evangelho é novidade de vida, pois como diz em Lucas 2 verso 11, “nasceu o Salvador que é Cristo”.

Temos novidade de vida em Cristo Jesus, Ele faz novas todas as coisas, vivemos com base nessa boa notícias todos os dias.

Teremos vida em vida em abundância nessa terra (João 10:10), onde andamos por fé e não por vista, sabendo que mesmo diante das tribulações, temos paz e esperança em Cristo.

Teremos ainda um viver novo na glória celestial em Cristo (Apocalipse 21:5), e essa boa nova precisa sempre estar diante dos nossos olhos como cristãos, que a nossa vida não está limitada à esse tempo e espaço, que o Evangelho nos aponta para um novo viver, onde Ele limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

 

Conclusão:

Temos tudo novo, temos boas e novas notícias, que nos tiram os medos, que nos dá alegria verdadeira e esperança e que nos apontam para algo além de Deus, a eternidade em Cristo Jesus. Viva essa novidade de vida que o Senhor nos dá todos os dias através da Sua Palavra, o Verbo Vivo que desceu dos céus, nosso Amado Jesus.