Sermão

O ETERNO NOVO DE DEUS

Texto Bíblico: Ap 21:1-8

Eraldo Tapajós Godinho, pastor da Igreja Batista Memorial de Belém, mora em Belém do Pará com sua esposa Denise, e filhos: Rebeca e Mateus. É indígena do povo Tapajó, pedagogo e tem servido com a formação de líderes, na igreja (IBMB), na escola (I. Excelência) e através do movimento esportivo (Coalizão Brasileira de Esportes).

1- INTRODUÇÃO

Como você costuma reagir diante do novo? No ensino básico, ficava muito ansioso no início do ano letivo. Carregava materiais novos, conheceria pessoas novas, entretanto, o novo também pode assustar, nos deixar duvidosos ou paralisados. Pode acontecer quando nos mudamos de cidade, iniciamos uma fase desconhecida da vida, enfrentamos uma nova doença ou perda.

Novo, no penúltimo capítulo de Apocalipse, carrega um significado mais profundo, eterno e animador. O sentido não é necessariamente de tempo (cronológico), mas de qualidade, ou seja, o novo Céu e a nova Terra não desconsideram o primeiro céu e terra, mas o superam e trazem a certeza de uma eternidade infinitamente melhor.

Para nós, jovens, a revelação ajuda a ter uma correta interpretação do presente. Portanto, a noção da eternidade ressignifica as situações da vida. Dentre essas:

2- AS CELEBRAÇÕES: (v.2,3)

Como é bom festejar, não é raro ver jovens envolvidos em comemorações, tudo acaba sendo um motivo para celebrar. Porém, raramente celebra-se a eternidade e sim situações passageiras e prazeres pessoais. Na visão do apóstolo João, a capital celestial, a nova Jerusalém, é comparada a uma noiva preparada para o noivo. Isso significa que veio pronta para a celebração do seu casamento.

Existe uma estratégia de discipulado chamada de Festivais, surgiu para campos fechados ao evangelho, leva-se a comunidade, pessoas de faixas etárias diferentes, a celebrar gratuitamente. Ao ser perguntado do motivo, diz-se: “Estamos celebrando o reino de Deus”, a partir daí pode aprofundar o relacionamento e apontar para Cristo.

Basta observar as crianças, é tão fácil para elas celebrarem, mas com o passar do tempo vamos nos esquecendo, trabalhamos muito para uma breve celebração efêmera e, quando a fazemos, tendemos a usar elementos que trarão apenas nosso prazer pessoal.

Uma correta noção de eternidade ressignifica as celebrações, pois posso celebrar constantemente o novo de Deus.

3- AS DIFICULDADES: (v.4)

É desanimador quando o novo são dificuldades, e dentre elas existem as que geram um maior impacto, como os casos de doença ou morte. Nossa geração pode contar que sobrevivemos a uma pandemia. Não foi a primeira catástrofe mundial, de Gênesis 6 aos relatos da história, vemos situações terríveis que já aconteceram, mas sabemos o que enfrentamos e como sofremos ao passar por dificuldades.

Pior do que isso, é constatar que COVID-19 não é o único inimigo para a saúde, existem outros males que também causam a morte. A despeito da nossa juventude, somos passageiros, finitos e frágeis, como podemos mudar essa realidade?

É preciso focar na realidade eterna: “Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima”, morte, pranto, lamento e dor deixarão de existir. João estava preso em uma ilha quando recebeu essa revelação. Não foi aterrorizante para ele saber das últimas coisas, pelo contrário, trouxe esperança, renovou o seu ânimo, pois as dificuldades não são eternas. Por pior que seja o sofrimento presente, nada se compara a glória que há de vir. Por isso que Apóstolo Paulo diz que o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Além das DIFICULDADES, a  eternidade também ressignifica as mudanças.

4- AS MUDANÇAS: (v.5,6)

Para alguns, as mudanças na vida são assustadoras, mas existem aqueles que se acostumaram e até anseiam por qualquer alteração na sua rotina. Porém, nos versículos 6 e 7, Deus revela que Ele faz todas as coisas novas ao mesmo tempo que as coisas permanecem inalteradas por Ele continuar sendo o Alfa e o ômega, o início e fim, ou seja, vivemos constantes mudanças, mas Tudo veio dEle e voltará para Ele.

A banda Resgate, na música “Saímos”, retrata essa realidade de constantes mudanças. Desde que saímos do Éden, do Egito, até a eternidade, estamos preparados para mudanças, mas voltaremos para Ele. Mudanças, despedidas, nunca estamos completamente preparados para elas. Algumas mudanças são necessárias, pois é o Senhor que nos propõe, outras precisam ser ponderadas, mas não temidas.

A última situação da vida ressignificada pela eternidade a ser destacada é a …

5- A BUSCA PELA SANTIDADE (v.7,8)

Sim, a santificação é um processo contínuo e precisa ser buscada constantemente. O capítulo 21 de Apocalipse é um alerta à santidade, pois somos salvos para habitar eternamente com Deus, para a sua glória e não para a realização dos prazeres da carne.

Em vários filmes da cultura ocidental, o paraíso é retratado como um lugar calmo com oportunidade de experimentar bons prazeres terrestres. O que, em última análise, nos leva a uma ideia monótona, “O novo Céu e a nova Terra” é bem diferente. A história da salvação não é sobre a necessidade humana e seus prazeres, mas sobre Deus, sua graça e majestade. Ele é o Alfa e o ômega, início e fim, Ele é puro e chamou um povo santo, separado, para andar em novidade de vida.

Quando a Bíblia diz que aqueles que estão em Cristo são novas Criaturas, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo (2 Cor 5:17), está nos ensinando que nós fomos feitos melhores, a realidade de escravidão do pecado ficou pra trás e fomos reconciliados com Deus. É tempo da juventude andar em santidade, pois fomos chamados para um caminho de integridade e comunhão com Deus.

6- CONCLUSÃO

Não se acaba nessa lista, mas santidade, um olhar adequado para mudanças, esperança nas dificuldades e a celebração contínua do reino de Deus são situações da vida resignificadas por pessoas que conhecem sobre a eternidade. Nossa geração está cada vez mais distante dessa realidade, mais materialista e infeliz, por isso, vamos aprender mais sobre a volta de Cristo, ensinarmos sobre a realidade celestial e vivermos de maneira segura e confiante. De tal maneira, o novo não nos trará temor ou ansiedade, mas sim serenidade e uma verdadeira animação. Afinal, servimos a Deus que faz tudo novo, de novo , de novo…

Sugestões

Música “Saímos” da Banda Resgate. >https://youtu.be/kGaiILar4og<

Guia de Festivais Comunitários. (Pode baixar em português ou outras línguas).  https://www.readysetgo.world/en/resource/CommunityFestivalGuide