Sermão

Um novo olhar!

Texto Base: 2 Coríntios 5:16-21

Introdução: Quando pensamos ou nos deparamos com algo novo é de suma importância avaliar a nossa perspectiva, a maneira e o ângulo que vemos e entendemos esse “novo”. Paulo nos ensina que ao afirmarmos que somos constrangidos pelo amor de Cristo e que verdadeiramente cremos na sua morte e ressurreição (v. 14-15) precisamos mudar nosso ponto de vista.

Com essa mudança teremos:

Exposição:

  1. Um novo jeito de ver a igreja (v. 16-17)

– Tenho por igreja, todos aqueles que estão em Cristo. Com olhar humano veremos muitas falhas em nossas igrejas, com certeza algumas coisas que gostaríamos que fosse diferente.  Pessoas no ministério errado, etc.

– Paulo nos alerta para não analisarmos pelo ponto de vista humano, pois, agora temos um novo prisma JESUS CRISTO. Temos que olhar para a igreja com o ponto de vista de Cristo. Uma igreja viva, edificada e santificada por Ele. Um grupo de novas criaturas que não são perfeitas, mas, estão buscando cumprir com seu propósito.

  1. Um novo jeito de ver a nós mesmos. (18-19;21)

– Muitos jovens que estão nas igrejas hoje não acreditam em si mesmos. Acham-se incapazes. Muitas vezes pelo fato de ter ouvido muitas palavras negativas.

– O texto nos mostra que Deus em Cristo nos reconciliou, nos fez novas criaturas e confiou em nós. Deus por causa de Jesus e de sua obra redentora confia mais em nós do que nos mesmos.

– A maioria das vezes, nos achamos indignos por causa dos nossos pecados, mas “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” (v.21)

  1. Um novo jeito de ver nossa missão. (v.20)

– Com certeza muitos jovens homens se identificam com esse texto, decoraram na adolescência quanto faziam parte dos EMBAIXADORES DO REI. Mas vocês compreendem a profundidade desse texto? Realmente estão exercendo essa função?

– Somos chamados para sermos os representantes de Deus aqui na terra, com uma missão, apelar para que todo o mundo “reconciliem-se com Deus”.

– Não se deixe enganar com a opinião do mundo, não podemos nos envergonhar do Evangelho. “Uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens.” (v.11.a)

Conclusão:

Temos a oportunidade de viver um novo tempo em nossa vida cristã. Mudando nosso ponto de vista, deixando a perspectiva do mundo e assumindo a visão de uma nova criatura em Cristo.

Dessa maneira, veremos com outros olhos nossas igrejas, dedicando mais amor e carregando os fartos uns dos outros.

Teremos mais alegria ao olhar no espelho e lembrar que o Criador dos céus e da terra confiou em nós o ministério de Jesus.

Seremos impulsionados a anunciar as boas novas de salvação, sendo instrumentos de Deus a obra da reconciliação.

Que Deus nos abençoe, e que Ele a cada dia faça… Tudo Novo de Novo.

Gilson Siqueira de Assis

Pastor da Primeira Igreja Batista em São José do Rio Claro / MT
Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil / Seção Mato Grosso  (OPBB/MT)