Roteiros

PG 29+ Aprendendo a esperar de novo

Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. Romanos 8:24,25

Autor: Simmon Eber Lemos Nascimento – Primeira Igreja Batista – Coordenador de PGM

Dinâmica Quebra-Gelo: Você vai precisar de brindes como textos, frases, livros ou quaisquer outros objetos que possam ser associados com o assunto que será ministrado. O coordenador esconde, em pontos diversos da sala, pequenas lembranças, brindes, balinhas, bombons, etc. No momento que julgar conveniente, o instrutor dirá aos participantes que existem X (quantidade) objetos surpresas, escondidos em diversos locais dentro da sala, avisando que podem procurá-los e quem achar ficará com o brinde. Convém pedir a quem encontrar um brinde que volte ao seu lugar e não pegue mais de um. Deve-se observar a reação e a movimentação dos participantes, estimulando a busca, para que, ao final, estimule-se uma discussão dirigida sobre as reações e os procedimentos das pessoas.

Tempo de Adoração: Árvore cortada (Valesca Mayza); Ao cheiro das águas (Diante do Trono)

Tempo de Oração – Orar para que Deus renove em nós a esperança da Glória  – Pedir que o Senhor nos ensine a sonhar de novo – Pedir ao Senhor que nossas expectativas estejam fundamentadas n’Ele.

Tempo de Compartilhar a Palavra

Qual tem sido o motivo da sua esperança? Esperar pressupõe espera – você consegue aproveitar enquanto espera? Como podemos renovar nossas esperanças se precisamos começar algo de novo?

A carta aos Romanos é um precioso tesouro para os desalentados. Lendo essa carta magnífica e cheia de referências poderosas, é possível imaginar que tudo ia sempre bem. Talvez, ao ler, pensamos em alguém super good vibes, relaxando em uma cadeira confortável, na sombra de um coqueiro, escrevendo ou algo assim. Mas, longe disso, a igreja que nasceu na cidade de Roma passava por perseguições ferrenhas. Paulo exortava a igreja constantemente a se manter firme, na fé, na palavra e no testemunho. Fico pensando às vezes nos irmãos de Roma, orando por seus companheiros na fé, e tendo que, constantemente, vê-los sendo jogados aos leões e gladiadores. É pra matar a esperança de qualquer um! Que cenas terríveis eles viveram, que desafio a de novo e de novo ter esperança de que suas orações seriam atendidas, ou de que o sofrimento passaria enfim.

É nesse contexto que Paulo escreve dizendo que eles foram salvos, gerados na esperança, e aqui esperança não é um sentimento, ou então não se sustentaria frente às duras ameaças, prisões, e execuções romanas. A esperança não era e nunca será para nós cristãos, uma palavra, um sentimento – nossa esperança é uma pessoa, a pessoa de Jesus Cristo ressuscitado. Em outro texto, Paulo vai dizer: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. (Romanos 5:1,2); – “…E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado..” (Romanos 5:5).  

Me arrisco a dizer que essa é a carta da esperança. Hoje não temos sido jogados aos leões ou aos gladiadores, mas nossa fé é, constantemente, testada diante das angústias, da ansiedade, das pressões sociais, e, porque não dizer, de pressões espirituais. Doenças, fomes, guerras, etc. Mas lendo essa carta, sinto meu coração renovado, minhas esperanças voltam quando penso também o seguinte: “…As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã…”.

Minhas esperanças nascem de novo e de novo a cada dia que ouço meu Senhor me falar baixinho: “– Levante-se, eu estou com você até tudo isso acabar, tenha esperança em mim!”, e de novo e de novo, todos os dias, aprendo a esperar n’Ele. Esperar na sua esperança, que é a esperança da Glória! Por isso também, se estivermos firmes na esperança, poderemos aproveitar todo esse processo, essa viagem, rumo à Canaã celestial. Não é qualquer esperança, mas a esperança de uma vida eterna com Ele, sem lágrimas, sem dor, sem morte, apenas Ele e nada mais, acho que é isso que os romanos sentiam, ou algo muito perto disso. Como ter esperança de novo, se tudo muda? Precisamos de alguém que não mude, que nos dê suporte, que permaneça, e tudo isso encontramos em Jesus, pois Ele e sua palavra permanecem para sempre. Que Deus nos renove, hoje e sempre.