Roteiros

PG 29+Compreendendo a fé

Texto bíblico

Autor: Mauro Viery – PIB do Guará – Brasília -DF. Coordenador Geral de PGMs, Coordenação e direção de Culto,  transmissão ao Vivo, Fotografia e Filmagem .

Dinâmica quebra-gelo:

Se o seu desejo é descontrair e tornar o ambiente da reunião mais leve, com os membros mais soltos, a ideia das tags é ideal, uma das dicas de dinâmicas para um PGM mais divertido! Para esse quebra-gelo, selecione tags (cartões com perguntas aleatórias) e sorteie-as no início da PGM. Então, reúna os participantes, peça que cada um tire uma pergunta e que a leia em voz alta, respondendo logo em seguida, sem pensar muito.

Modelos de perguntas:

 

01- Se pudesse visitar algum lugar, aonde iria? Por quê?

02- Quem é seu personagem bíblico favorito? Por quê?

03- Qual foi a decisão mais difícil de sua vida?

04- Se você tivesse que escolher uma cor só para um mundo monocromático, qual seria? Por quê?

05- Pelo que você gostaria de ser lembrado?

06- O que você teria gostado mais no jardim do Éden?

07- Se você pudesse criar uma lei, qual seria?

08- Se você pudesse passar um dia com um personagem bíblico, além de

Jesus, a quem escolheria?

09- Qual é a primeira pergunta que você deseja fazer a Jesus, quando chegar ao céu?

Aposte em cada pergunta com criatividade e possibilite que os participantes se conheçam melhor – e ainda reflitam sobre a sua própria vida

 

Dicas musicais: Maravilhosa Graça – VERSÃO: Gustavo Xavier

 

Texto inspirativo:

Fé, Uma palavrinha de apenas 2 letras, mas tão poderosa e cheia de potencial! Derek Prince, autor do livro Vivendo pela Fé, escreveu: “talvez a maneira mais clara para compreender todo o potencial da fé seja examinando duas declarações feitas por Jesus: “Para Deus tudo é possível” (Mt 19.26b) e “Tudo é possível àquele que crê” (Mc 9.23). Crer que tudo é possível para Deus é fácil, mas que tudo é possível ao que crê, já não é tão fácil, pois pensamos em nós, e como tudo seria possível para mim, uma pessoa tão comum? Mas foi exatamente isso o que Jesus afirmou, que, por meio da fé, as coisas possíveis para Deus são igualmente possíveis para aquele que crê. Isso não significa que receberemos tudo o que pedimos, porque estamos sujeitos à vontade e ao plano soberano de Deus. Mas triste é saber que muitas coisas não acontecem por simples incredulidade. Leia Romanos 1.17; Romanos 14.23; Hebreus 11.6.

Pergunta: Em suas palavras, como você definiria a fé? O que é fé para você?

Leia Hebreus 11.1-6

  1. Fé é certeza.

O verso 1 do texto afirma que fé é a certeza das coisas que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Ou seja, a fé lida com coisas que não podemos ver, ela está ligada ao invisível e não se relaciona ao que sentimos. Através dos 5 sentidos nos relacionamos com as realidades materiais à nossa volta. Mas o mundo espiritual não é material, é invisível e intocável. Com o mundo espiritual, nós nos relacionamos através de um outro sentido, o espiritual, que é a fé que todos necessitamos. Todo o relacionamento do homem com Deus é baseado na fé. Leia 2 Coríntios 5.7. Se andarmos por vista, não precisaremos de fé. Se andarmos por fé, não precisaremos da vista. Uma exclui a outra. Leia estes textos: Salmo 27.13; João 11.39-40.

Relembre a diferença da história de Tomé (Leia João 20:24-29) para a história de Abraão (Romanos 4:18-21).

  1. Fé é confiar no amor e no caráter perfeito de Deus

Leia novamente Hebreus 11.6. Para agradar a Deus, temos que crer que Ele existe e também crer que Ele recompensa os que os buscam. Esse é um grande segredo da fé: acreditar no amor de Deus. Acreditar que Ele quer recompensar aqueles que pagam o preço de buscá-lo, de serem íntimos dele.

 Pergunta: Você acredita no amor de Deus por você? Acredita que Ele quer recompensar a sua busca e a sua fé? Por que deveríamos acreditar nisso?

Porque a Bíblia diz que Deus é amor (Leia 1 João 4). Logo, ter fé em Deus é ter fé no amor de Deus. Muitas vezes nós pensamos ou dizemos para Deus: “Por que o Senhor ainda não me respondeu? Por que ainda não realizou o milagre que tanto preciso?” e Deus responde: “Eu quero muito, porque é certo que eu te amo. Mas Eu não posso ir contra a minha Palavra. Ela diz que sem fé é impossível, mas que com fé tudo é possível”. Você tem fé? Tem se aproximado de Deus com plena certeza de que Ele quer e que vai ouvi-lo?

  1. Fé é confiar na Palavra de Deus.

Crer em Deus é crer na sua Palavra. Sua Palavra é a verdade e não mente. Se a nossa fé baseia-se nos sentimentos, nos baseamos na chamada fé humana natural, e esta não produz resultados espirituais. Precisamos usar a fé bíblica verdadeira – segundo as Escrituras – crendo na Palavra de Deus, se quisermos experiências e respostas espirituais. Se a Palavra diz, a fé confirma e aplica a verdade da Palavra como verdade em nossa experiência. Por isso devemos meditar, aprofundar e alimentar-nos com ela.

  1. Podemos receber e desenvolver a fé verdadeira.

Leia Romanos 10:17. Paulo diz que a fé vem. E esta é a grande revelação, porque, se não tenho fé, eu posso recebê-la. Ser cheio de fé pode ser a experiência de todos. Mas de que forma ela vem? Ela vem por se ouvir a palavra de Deus. Mas o que significa ouvir? Como podemos ouvir o que a Bíblia tem a nos dizer? Leia Provérbios 4.20-22. Há quatro instruções importantes: 1. Escute o que lhe digo – dar total e irrestrita atenção à Palavra de Deus enquanto leio ou escuto; 2. Preste atenção – ter uma atitude humilde de disposição para aprender e receber de mente aberta; 3. Nunca as perca de vista – manter os olhos focados nas Escrituras, não posso focar meus olhos naquilo que não vem de Deus; 4. Guarde-as no fundo do coração: mesmo quando as palavras não estiverem literalmente diante de meu olhos, preciso continuar a meditar nelas em meu coração, enraizando-as no centro da minha vida.

Conclusão: Cristianismo é um relacionamento pessoal com Deus e, como todo relacionamento, baseia-se na confiança. Ser crente é crer no amor de Deus, em seu caráter perfeito, e na Sua Palavra, a Bíblia, que não falha. É crer na presença e no cuidado de Deus para com os seus filhos. É crer que nosso futuro está inserido no plano perfeito e amoroso de Deus para a nossa vida. É crer que Ele começou uma obra em nós e que vai mesmo terminá-la. Não podemos aceitar mais palavras de incredulidade, de escassez, de frieza em nossa mente e nosso coração. Cada dificuldade que enfrentamos tem que ser encarada como uma oportunidade para usarmos nossa fé.

Tirem um tempo para conversar e orar pelos pedidos e para que a fé venha a cada mente e coração.

Dicas para aprofundar o assunto: FILME  “CORAJOSOS”