Roteiros
PG MENINOS – PROPÓSITO DE ESPERANÇA
Jeremias 29:4-14
—————————-
Lucas Mourão é natural de Niterói (RJ). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano na UFF. Tem formação em Jornalismo, Filosofia, Geografia e Arquivologia. Atualmente é seminarista na PIB em São Gonçalo (RJ) e líder de Embaixadores do Rei. É concluinte do curso de Teologia no Seminário do Sul.
—————————-
Proposta de dinâmica de quebra-gelo
ESTE NÃO É MEU SONHO
Distribua um pedaço de papel para cada participante do grupo. Depois peça para que cada um escreva em uma frase pequena, um sonho que cada um tem na vida. Exemplo “Viajar o Mundo”. E depois colocar todos os pedaços de papel dobrados e já preenchidos em uma urna (caixa de sapato) por exemplo. Então, cada participante pega um papel dobrado com um sonho e o líder pede para ele falar em voz alta e depois pergunta “Esse é seu sonho?” A pessoa fala apenas se é ou não é.
Reflexão do quebra-gelo: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 1) Reflexão sobre seus sonhos e objetivos de vida. 2) A importância de viver o sonho de Deus para sua vida, independente das adversidades. (Deixar a pergunta no ar e retomar no final, depois da reflexão)
—————————-
Músicas:
Julia Vitoria e Gabriel Guedes – Esperança
https://www.youtube.com/watch?v=98wmagRQZBM
Palavrantiga – Seguro Vou
https://www.youtube.com/watch?v=6UOic4Hw91Y
—————————-
Leia: Jeremias 29:4-14
O profeta Jeremias escreveu ao povo escolhido de Deus que estava exilado na Babilônia. Naquele momento, Deus dava, por meio do seu profeta Jeremias, as orientações necessárias para o seu povo, sobre como deveriam viver naquela terra estranha. No versículo 11 do texto, Deus fala com seu povo que, mesmo diante daquele cenário que aparentemente era desolador, estando em uma terra onde viviam como forasteiros exilados, eles poderiam ter uma vida tranquila, apesar das adversidades. O versículo afirma que Deus tem planos de prosperidade e não de causar dano, e encerra dizendo que tem planos de esperança e um futuro melhor. Deus assume um compromisso com seu povo de levá-los de volta para sua terra. É importante aqui fazer uma analogia, pois, como cidadãos do reino, em uma perspectiva espiritual, estamos apenas de passagem nessa terra, e um dia estaremos na morada celestial. Nossa maior esperança é uma vida eterna ao lado de Cristo. É importante refletir que é necessário submissão e obediência. Seguir os planos e os sonhos de Deus para nossas vidas é de suma importância nessa jornada neste mundo. Outro ponto importante que Deus lembra a eles é a importância do clamor. Devemos estar em constante oração, clamando a Ele e pedindo direção, revelação e discernimento. Apesar do cenário que as vezes não é favorável, devemos servir a Deus, obedecer aos seus mandamentos e crer. Que nossas adversidades neste momento possam servir para mostrarmos confiança, fidelidade e busca contínua a Deus de todo coração. Para conhecer os sonhos de Deus para nossa vida, é importante conhecê-Lo. Por isso, é relevante ter um relacionamento próximo, de intimidade, em oração.
Perguntas para reflexão.
1) Seus objetivos de vida estão alinhados com os propósitos de Deus para sua vida? 2) Podemos viver o sonho de Deus para nossas vidas, independente das adversidades? 3) É possível conhecer mais de Deus e estar mais próximo a Ele do que estamos hoje?
Motivos de oração.
Que Ele revele a nós o caminho que devemos seguir;
Que possamos ter um relacionamento mais próximo de Deus;
Para que amanhã seja feito tudo novo de novo, dessa vez lado-a-lado com Deus, independente da situação;
Dica de Leitura de livros:
- Inteligência Humilhada de Jonas Madureira
- O Deus que destrói sonhos de Rodrigo Bibo
- Até que Nada Mais Importe de Luciano Subirá
- Ego transformado de Timothy Keller
PODCAST:
JONAS MADUREIRA – Inteligência Ltda. Podcast #756