Sermão
PG ADOLESCENTES – Identidade
Gen. 1.26
Então Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão”.
Quando fomos criados Deus tinha uma intenção, diferente de tudo que já tinha sido formado pelas mãos Dele, de fazer o ser humano semelhante a Ele. Que incrível é saber que teve uma ação altamente intencional quando fomos criados, é mais que um desejo, mais que uma vontade que aconteça, é uma certeza, somos parecidos com o Pai. No nosso DNA temos características Dele e nada pode mudar isso.
Somos filhos de um Deus que se revela em nós. Você deve estar se perguntando o que muda pra mim saber disso? Muda tudo! Entendendo nossa paternidade em Deus, é saber que a nossa existência foi planejada, que como eu sou fisicamente foi pensado por Ele e que como eu vou ser (estando perto Dele) será a concretização de tudo que Ele sonhou pra nós.
Temos muitas incertezas na caminhada, todos temos, mas uma coisa é certa – nossa identidade é de filhos, muito amados pelo nosso Pai. Nada que você faça pode aumentar ou diminuir o amor de Deus por você, ele te ama profundamente no nível máximo.
“E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes,
nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 8:38,39
Perguntas:
1- Geralmente como você lida com o que dizem que você é?
2- O que muda quando se descobre que é filho de Deus?
3- Como você lida com dúvidas e incertezas no dia a dia?
4- Como o amor de Deus por você altera a sua rotina?
Músicas que ajudem na reflexão do tema
Identidade – Ana Diniz: https://www.youtube.com/watch?v=4zrhn1ru3Gc
Me atraiu – Gabriela Rocha :https://www.youtube.com/watch?v=Z6cONvRUFZQ
E se a gente não mudar: https://youtu.be/xOPmP_RoHdw
Quebra gelo – Quem sou eu
O objetivo do jogo é que os participantes (podendo ser quantas pessoas o líder decidir) começa quando cada pessoa escreve o nome de um personagem ou animal no papel e coloca na testa da pessoa ao lado. Essa pessoa não pode saber o que está escrito, hein? O objetivo do jogo é que cada participante tenha um personagem e precise adivinhar qual está escrito no papel que colocaram em sua testa.
Atenção: Só podem ser feitas perguntas cuja as respostas sejam sim ou não.
Exemplo: Sou cantor? sou homem? Sou animal?
Em cada rodada, cada participante pode fazer uma pergunta para ter dicas de quem é ou qual animal está escrito. A primeira pessoa que adivinhar vence o jogo!
Motivos de oração relacionados ao tema
1- Para que Deus cuide de nossa ansiedade.
2- Para que possamos viver nossa identidade de filhos plenamente.
INFORMAÇÕES DO AUTOR DO TEXTO:
Thiago Mercedes
Pastor e coordenador dos adolescentes Batistas do Brasil pela JBB
Coordenação do instituto TeenStreet Brasil